Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Predestinaçao

Quando a Bíblia fala em vontade de Deus, ela está falando de vontade em dois sentido distintos.

1) Vontade moral

2) Vontade decretiva/providencial

O fato de Deus pré-ordenar que um ato aconteça, não significa que Deus considere tal ato como sendo justo ou moral. Pré-ordenação é uma coisa e a aprovação moral é outra.

A vontade moral, refere-se ao que é justo, santo e correto. É o que Deus exige, manda e responsabiliza que os homens falam. "Não terás outros deuses diante de mim", "não matarás", "amarás o teu próximo como a ti mesmo". Estes são alguns exemplos. Essa pode ser contrariada e é contrariada em todo momento em que o pecado é praticado.

A vontade decretiva/providencial, refere-se ao que Deus ordena que aconteça na História, a forma que vai se comportar a natureza, os animais, a gravidade, os planetas, o sol, a lua, as estrelas, as galáxias, os átomos e maiis importante: os homens.

Vou mostrar a distinção com dois textos:

"Assim diz o Senhor: Eis que suscitarei da tua própria casa o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres perante os teus olhos, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com tuas mulheres à luz deste sol. Pois tu o fizeste em oculto; mas eu farei este negócio perante todo o Israel e à luz do sol".(II Samuel 12.11-12)

Como você certamente sabe, o adultério é contrário a Lei de Deus. Na Lei de Moisés, Deus inclusive ordenou que os adulteros fossem apredejados para que fosse visivelmente conhecido o quanto o adultério era abominado por ele. Mas ao mesmo tempo, o texto explicitamente diz que é Deus quem causaria que as mulheres de Davi adulterassem contra ele Veja aí a distinção clara entre a vontade moral e a Vontade decretiva/providencial de Deus. Por um lado, temos o adultério que é contrário ao que Deus manda que os homens façam. Por outro lado, vemos que é o próprio Deus que decretou que tal adultério acontecesse.

Se você não fazer distinção entre a vontade moral e a Vontade decretiva/providencial em Deus, você será obrigado a afirmar que Deus de alguma forma aprova o adultério como sendo moralmente certo, pois esse texto explicitamente mostra que Deus ordenou que tais mulheres pecassem praticando o adultério.  "Tu falarás tudo o que eu te mandar; e Arão, teu irmão,falará a Faraó, que deixe ir os filhos de Israel da sua terra. Eu, porém, endurecerei o coração de Faraó e multiplicarei na terra do Egito os meus sinais e as minhas maravilhas. Mas Faraó não vos ouvirá; e eu porei minha mão sobre o Egito, e tirarei os meus exércitos, o meu povo, os filhos de Israel, da terra do Egito, com grandes juízos".(Exodus 7:2-4)

Veja aí novamente a distinção entre os dois tipos de vontade. Deus, por meio de Moisés e Arão, mandou que Faraó parasse de explorar os judeus e que eles fossem libertos da escravidão. Mas ao mesmo tempo, foi de Deus que veio o endurecimento do coração de Faraó para que ele não obedecesse aquilo que era a sua obrigação moral de fazer Essa é a distinção que os arminiano e os católico romano não conhecem e que faz com que eles enxerguem "lvre-arbítrio" na Bíblia.

Os católicos romanos (que foram os que defenderam o livre-arbítrio na Reforma) e os arminianos (que usam exatamente os mesmos argumentos que os católicos usaram durante a Reforma) pegam os textos que mostram Deus mandando o homem fazer alguma coisa e fazem a seguinte inferência:

Se Deus está, neste texto, mandando que o homem faça algo, isso significa que o homem tenha o livre-arbítrio para obedecer ou não.

Todos os textos que os católicos romanos e os arminianos usam pra provar o livre-arbítrio partem dessa mesma premissa. A premissa é: mandamento presume capacidade de obedecê-lo ou não.

Essa inferência, todavia, é falaciosa.

Eu já dei dois exemplos aqui que mostram o motivo. Nós vimos dois casos onde Deus dá um mandamento e ao mesmo tempo aquele que ouve não tem livre-arbítrio para obedecer.

Mas há mais um exemplo que é tão escancarado na Bíblia e no Novo Testamento que eu me pergunto como é que leitores do Novo Testamento não percebem isso logo de cara..."Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que se cale toda boca e todo o mundo fique sujeito ao juízo de Deus; porquanto pelas obras da lei nenhum homem será justificado diante dele; pois o que vem pela lei é o pleno conhecimento do pecado".(Romans 3:19-20)


Po TODO Novo Testamento o que lemos CONTINUAMENTE é que o homem é, em si mesmo, INCAPAZ DE OBEDECER A LEI.

Não existe arguemnto contra a falsa inferência dos católicos romanos e arminianos do que isso.
A questão é simples...

Se Deus MANDOU que o homem guardasse a Lei e ao mesmo tempo nós sabemos que o homem é incapaz de guardar a Lei, DE QUE FORMA AINDA PODE EXISTIR PESSOAS QUE ACREDITAM QUE O FATO DE DEUS MANDAR ALGO SIGNIFICA QUE O HOMEM TENHA A CAPACIDADE DE CUMPRIR???

Os católicos romanos e os arminianos citam textos e textos e textos e mais textos mostrando Deus dando ordens ao homem e mandando cumprir. Com base nisso inferem, Se Deus está mandando, então é porque o homem tem livre-arbítrio de fazer...
Essa inferência é contrariada por CADA VIRGULA DA BÍBLIA QUE MOSTRA QUE O HOMEM É INCAPAZ DE CUMPRIR A LEI. Pois Deus mandou que o homem cumprisse a Lei mesmo ele não sendo em si mesmo capaz de cumprir. Isso é suficiente pra mostrar que Deus mandar não significa quem recebeu a ordem é capaz de obedecer.   Tendo compreendido essa distinção...


Vamos ao texto do jovem rico.

Só porque ele resistiu ao mandamento de Deus (vontade moral), não significa que ele tenha resistido a pré-ordenação de Deus (vontade decretiva/providencial). O que nós falamos não é que os homens não possam resistir aos mandamentos de Deus. Isso fazem toda vez que pecam. O que falamos é que os homens não podem resistir aos seus propósitos. Você precisa compreender essa distinção bem.
 Por qual motivo você presume que esse jovem não se salvou? O texto diz somente que ele foi embora e não foi salvo naquele momento. Mas não diz que ele permaneceu perdido pelo resto da vida. Essa inferência não tem fundamento no texto. Esse jovem não pode ser usado como exemplo de um réprobo, pois o texto simplesmente não diz que ele nunca foi salvo. Pegue os exemplo dos irmãos de Jesus. Se lermos somente o Evangelho de João poderiamos ficar com a impressão que os irmãos de Jesus eram réprobos. Mas no decorrer do resto da Bíblia aprendemos que eles se converteram.

Jesus tinha/tem duas naturezas: Humana/Divina. Temos que analisar até que ponto seus sentimentos relacionados a sua natureza humana podem servir de base para compreendermos o âmbito Divino. se você afirmar que o chamado de Deus é pra todos os homens individualmente, você NECESSARIAMENTE terá que negar que Jesus é o único meio de Salvação e ainda adotar o sincretismo com religiões pagães? O problema é que a maioria dos arminianos parecem acreditar que o mundo é do tamanho da realidade que vivem.
Olham ao redor de sua cidade e de seu país. Vêem que há muitos cristãos. Há muitas igrejas. Com base nisso chegam à conclusão de que todas as pessoas da face da terra estajam ouvindo o evangelho como é ela acredita acontecer no meio que ela vive. Mas acontece que a realidade que você vive em seu meio não é realidade do mundo inteiro em todas as épocas. O fato de na sua cidade ter muitos cristãos e muitas igrejas não deve levar você a acreditar que isso seja a realidade de todas as pessoas.
Acontece que se Deus tivesse feito você nascer no mesmo lugar, há 500, há 800 ou há 1.000 anos atrás, não haveria igreja nenhuma em sua cidade. Você provavelmente seria um pagão adorando o sol, a lua e as estrelas.
É um fato histórico que o evangelho não foi conhecido por todos os indivíduos que já existiram. De Moisés até Jesus, o evangelho ficou, com algumas exceções, restrito ao povo de Israel. Antes da descoberta do continente americano, muitos povos viveram aqui sem sequer saber da existência de Jesus Cristo. Até o dia de hoje existem povos que não foram evangelizados.

O continente americano, por exemplo, foi descoberto por Cristóvão Colombus no final do século 15. Os habitantes do Continente Americano eram pagãos, adoradores de diversos deuses, idolatrando como deuses o sol, a lua, as estrelas, entre outros deuses. O meio pelo qual eles poderiam ser salvos era o evangelho de Jesus.

Eles foram evangelizados? Se foram, onde estavam as igrejas deles quando os europeus chegaram aqui? Se não foram, como é que afirmam que "todos são chamados"?

Os habitantes do nosso continente eram pagãos que nasceram e morreram sendo ensinados somente sobre seus próprios deuses pagãos, sem que nenhum evangelista ou missionário pregasse que eles deveriam se converter e crer no evangelho como Paulo fez com os atenienses pagãos no primeiro século ou como Jonas fez antes de Paulo com os ninivitas.  Se todos os indivíduos já tivessem sido evangelizados, O FIM DO MUNDO JÁ TERIA CHEGADO.
No sermão profético de Jesus, ele afirma:

"E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para o testemunho a todas as nações. Então virá o fim”. (Mateus 24.14)

Jesus afirmou isso há pouco mais de dois mil anos. O fato de que o fim ainda não veio significa que o evangelho ainda não foi pregado em todas as nações. Se o evangelho já tivesse sido pregado em todos os povos, isso significa que o fim já teria vindo. O simples fato de que o fim ainda não veio significa necessariamente que a salvação não é oferecida a todas as pessoas e nem foi anteriormente.

A única saída do arminiano aqui é repetir o que disse Billy Graham:

“Antigamente eu acreditava que pagãos em terras distantes estavam perdidos se eles não ouvissem o evangelho de Jesus Cristo. Eu não acredito mais nisso. Eu acredito que há outras maneiras de reconhecer a existência de Deus. Pela natureza, por exemplo. E muitas outras oportunidades de dizer “sim” para Deus”.

Ou seja, a única saída pra crer que todos são chamados por Deus é negar que Jesus é o único meio de Salvação e ainda adotar o sincretismo com religiões pagães já que Deus se revela no paganismo também.
 
"Não há quem entenda; não há quem busque a Deus".(Romans 3.11)

"Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira".(João 8:44)

Paulo cita Moisés e Isaías pra descrever a chegada do evangelho aos gentios da seguinte maneira:

"Mas pergunto ainda: Porventura Israel não o soube? Primeiro diz Moisés: Eu vos porei em ciúmes com aqueles que não são povo, com um povo insensato vos provocarei à ira. E Isaías ousou dizer: Fui achado pelos que não me buscavam, manifestei-me aos que por mim não perguntavam. Quanto a Israel, porém, diz: Todo o dia estendi as minhas mãos a um povo rebelde e contradizente".(Romanos 10.19-21)

Se os arminianos estão dizendo que Deus se revela "aqueles que tem sede de Deus", eles estão contrariando duas verdades:

1) Os homens não estão buscando a verdade nem estão buscando a Deus. O que buscam é fugir de Deus. O que desejam é a mentira.

2) Qundo Deus se revela ao homem, ele está se revelando aqueles que não buscavam por ele.
 
O Calvinismo é uma teologia desenvolvida por John Calvin nos anos 1500.




O conteúdo da doutrina calvinista é anterior a Calvino. Como eu estou mostrando aqui o conteúdo bíblico.

Mesmo no período da Reforma não foi só Calvino que foi contrário ao livre-arbítrio. Predestinação era consenso entre todos grande reformadores. Pra você ter idéia, De Servo Arbitrio que foi escrito por Martinho Lutero pra combater a doutrina do livre-arbítrio e defender a predestinação foi publicano em Dezembro de 1525, CINCO ANOS ANTES DE CALVINO SEQUER SE CONVERTER AO PROTESTANTISMO.
Antes dos reformadores, procure saber sobre Jan Huss, John Wycclife, Pedro Waldo e Gottschalk de Orbais, todos defendendo a mesma coisa que os reformadores posteriormente defenderam sobre esse assunto.

predestinaçao X missoes

O fato de Deus mandar pregar não significa que existe possibilidade das pessoas para tais pessoas se converterem.


"Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem irá por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim. Disse, pois, ele: Vai, e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis. Engorda o coração deste povo, e endurece-lhe os ouvidos, e fecha-lhe os olhos; para que ele não veja com os olhos, e ouça com os ouvidos, e entenda com o coração, e se converta, e seja sarado. Então disse eu: Até quando, Senhor? E respondeu: Até que sejam assoladas as cidades, e fiquem sem habitantes, e as casas sem moradores, e a terra seja de todo assolada, e o Senhor tenha removido para longe dela os homens, e sejam muitos os lugares abandonados no meio da terra. Mas se ainda ficar nela a décima parte, tornará a ser consumida, como o terebinto, e como o carvalho, dos quais, depois de derrubados, ainda fica o toco. A santa semente é o seu toco".(Isaías 6.8-13)

Quando Deus enviou Isaías pre pregar, Isaías já sabia que NÃO SERIA OUVIDO POR AQUELES A QUEM ELE FOI ENVIADO PRA PREGAR!

Isso nos mostra que o sucesso de um pregador não é medido pela quantidade de pessoas que o ouvem, mas pelo fato dele ser fiel ao que Deus mandou falar. "assim será a palavra que sair da minha boca: ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei".(Isaías 55.11)


"Graças, porém, a Deus que em Cristo sempre nos conduz em triunfo, e por meio de nós difunde em todo lugar o cheiro do seu conhecimento; porque para Deus somos um aroma de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem. Para uns, na verdade, cheiro de morte para morte; mas para outros cheiro de vida para vida".(2 Corinthians 2:14-16)

O propósito eterno de Deus na pregação não é somente a conversão. O propósito de Deus é duplo: a conversão dos eleitos e o endurecimento dos réprobos. Não sabemos quem é quem. Pregamos e cabe ao Espírito abrir o coração de quem ele quiser.
 
O problema é que as pessoas lêem versículo que falam em“mundo” e em “todos” e automaticamente entendem que o texto em questão esteja se referido a todas as pessoas individualmente, cabeça por cabeça. I Timóteo 2.4, por exemplo, afirma que Deus “deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade”. Mas o problema é que quando a Bíblia fala dessa maneira, ela não está necessariamente se referindo a todos individualmente. Não é assim que funciona a nossa própria língua nem é verdade na Bíblia. Quando alguém diz “Hoje em dia, todo mundo usa internet” isso significa que não exista ninguém na face da terra que não use? “Há 20 anos, poucas pessoas tinha um celular. Agora todos têm”. “Hoje em dia todo mundo tem que falar inglês”. "Hoje em dia todo mundo tem uma televisão”. “Mundo” aí evidentemente não significa todas as pessoas individualmente. “Mundo” aí trás somente o sentido de diversidade e grande número de pessoas. A idéia é somente dizer que algo que era anteriormente restrito a um único grupo, ganhou abrangência e agora inclui gente de todos os tipos e classes.

O mesmo acontece na Bíblia. Durante a maior parte do tempo narrado pelo Antigo Testamento, de Moisés até Jesus, o evangelho esteve restrito a nação de Israel, com algumas poucas exceções. Muitos judeus se baseavam nisso pra achar que o evangelho era só pra eles. Isso, todavia, não é verdade e por esse motivo, a partir da vinda de Jesus Cristo, o evangelho volta a ser propagado entre os gentios. Quando o Novo Testamento fala em termos universais, normalmente o que se está querendo combater é a idéia de que o evangelho esteja restrito a uma nação única, uma classe social única, um tipo único de pessoa. Quando o Novo Testamento fala em termos universais o que normalmente está sendo dito é que o evangelho chegou aos gentios.
 
Quem quiser ser contencioso e afirmar que “mundo” e “todos” são usados na Bíblia sempre pra se referir à todos os indivíduos que jamais existiram, terá problemas com versículos que claramente contradizem essa idéia.




Em João 12.9 os fariseus reclamam que, “o mundo vai após ele”. Isso não significa todas as pessoas individualmente. Eles próprios não estavam incluídos nisso, pois eram inimigos de Cristo. Significava somente uma grande massa de pessoas de diversas etnias, nível cultural, nível econômico, etc. Como diz o versículo seguinte: “E havia certos gregos...”.

Em Atos 19.27, lemos que alguns habitantes da cidade de Efeso se revoltaram com Paulo pelo fato dele pregar contra a idolatria. Eles tinham medo de que se Paulo acabasse com a idolatria, eles não poderiam mais ganhar dinheiro com a fabricação de imagens. “Não somente há perigo de nossa profissão cair em descrédito, como também o de o próprio templo da grande deusa Diana ser estimado em nada; a ser destruída a majestade daquela que toda a Ásia e o mundo adoram”. (Atos 19.27) Será que eles queriam dizer aqui que não existia ninguém na Ásia nem no mundo inteiro que não prestasse culto a deusa Diana? Será que até o próprio Paulo e os cristãos prestavam culto à deusa Diana? Mas se nem Paulo nem os cristãos (e muitos outros certamente) prestavam culto a deusa Diana, então porque esses homens afirmam que a deusa Diana era aquela que “toda Ásia e o mundo adoram”? Simplesmente porque a expressão não implica em todos individualmente, cabeça por cabeça. Significa somente que o culto a deusa Diana era algo mundialmente difundido, envolvendo uma grande diversidade de povos, etnias e classes sociais. A expressão “todos” é por diversas vezes utilizada da mesma maneira.




Em Mateus 11.32 nós lemos que os líderes do templo ficaram com medo de afirmar que o batismo de João não era algo de Deus, pois “todos consideravam João como um profeta”. Mas se “todos” aqui se refere a todos os indivíduos, porque então que eles próprios não consideravam? Por que João Batista foi morto por Herodes? “Todos” aqui evidentemente se refere a um grande massa de pessoas diversas e não a todas as pessoas individualmente, sem exceção.

Em Lucas 21.17, Jesus diz, “sereis odiados por todos”. Ao que ele se refere aqui? Será que ele está dizendo todas as pessoas individualmente iriam odiar os cristãos? Todas as pessoas da face da terra mantem um ódio contra os cristãos? Os cristãos se odeiam entre si

Há dezenas de outros exemplos do tipo... A palavra todos que nós temos em nossas Bíblias em português, vem da palavra grega πας (pas). Segundo o dicionário Thayer, do grego para o inglês:




πας

pas



Thayer Definition:

1) individually

1a) each, every, any, all, the whole, everyone, all things,everything

2) collectively

2a) some of all types



Vemos no dicionário que πας não tem uma única definição. A primeira definição fala de todos individualmente. A segunda definição fala de todos coletivamente, o que o dicionário define como sendo "alguns de todos os tipos".



É exatamente a definição que nós vimos nos versos acima. Tais textos não estão falando em todos individualmente, mas falam de acordo com a segunda definição do dicionário, de forma coletiva. Referem-se a um grande massa de pessoas diversos tipos e não a todas as pessoas individualmente, sem exceção. Na verdade, não é nada diferente da forma com que usamos a palavra no português.

Com base nisso, nós entendemos que quando nós lemos a Bíblia falar em "todos" ou quando ela fala no "mundo", nós não podemos inferir automaticamente que ela esteja falando de todas as pessoas que jamais existiram na raça humana, cabeça por cabeça. Não podemos porque esse não é o único sentido da palavra. Vemos isso tanto no dicionário quanto nos próprios versos bíblicos quando analisados dentro do contexto. O sentido pode ser tanto um quanto o outro. Pra saber qual dos dois é o caso, cada texto precisa ser analisado tanto dentro de seu contexto imediato quando dentro do contexto geral de toda a Bíblia.
 
Porém, como Timóteo poderia cumprir esse dever? Orar por todos os homens sem exceção não só é impossível, como também é antibíblico, pois não podemos orar pelos mortos.

Eu daria mais um exemplo...
"Se alguém vir seu irmão cometer um pecado que não é para morte, pedirá, e Deus lhe dará a vida para aqueles que não pecam para a morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que ore".(I João 5.16)
Sobre este texto e Timóteo, eu acho também fundamental entender que o pano de fundo do que Paulo diz aí é Isaías 49... =)




Falando sobre Jesus...



"Mas agora diz o SENHOR, que me formou desde o ventre para ser seu servo, para que torne a trazer Jacó e para reunir Israel a ele, porque eu sou glorificado perante o SENHOR, e o meu Deus é a minha força. Sim, diz ele: Pouco é o seres meu servo, para restaurares as tribos de Jacó e tornares a trazer os remanescentes de Israel; também te dei como luz para os gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra. Assim diz o SENHOR, o Redentor e Santo de Israel, ao que é desprezado, ao aborrecido das nações, ao servo dos tiranos: Os reis o verão, e os príncipes se levantarão; e eles te adorarão por amor do SENHOR, que é fiel, e do Santo de Israel, que te escolheu. Diz ainda o SENHOR: No tempo aceitável, eu te ouvi e te socorri no dia da salvação; guardar-te-ei e te farei mediador da aliança do povo, para restaurares a terra e lhe repartires as herdades assoladas". (Isaías 49.5-8)

Em Timóteo, Paulo está citando o fato de Jesus Cristo ter sido feito o mediador da Nova Aliança e a consequência disso é que o evangelho é levado aos gentios (o "todos" do texto de Timóteo) e isso inclui até mesmo os reis e governantes dos gentios (e por isso ele pede oração por eles tb).
"Para isto fui designado pregador e apóstolo, mestre dos gentios na fé e na verdade".(I Timothy 2.7)
predestinação não significa que ele tenha nascido salvo ou que ele já seja salvo desde toda a eternidade, mas que ele foi destinado para ser salvo.



Se ele já nascesse salvo, aí sim, ele não precisaria ser convencido pelo Espírito, pois ele já seria.



Mas o que dizemos não é que ele já é salvo, mas dizemos o seguinte:



"Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência, entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais. Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus, para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça, pela sua bondade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus". (Efésios 2.1-8)

Todos os homens nascem iguais. Todos os homens nascem em pecado.
É necessário que o Espírito Santo covença os eleitos para que os eleitos não permaneçam como os demais, mas sejam salvos.
 
Mas temos que ter consciência que há muitas razões para as pessoas acreditar em toda espécie de coisa. Podemos citar aqui inúmeras razões para as pessoas serem católica romanas, atéias, muçulmanas, budistas, judias, e kardecistas.




Ou vocês pensam que essas linhas de pensamentos não tem bons argumentos e que são pessoas sem inteligência?



Outra coisa importante que precisa ser enfatizado dentro daquilo que o cristao colocou aqui é o seguinte...



Só porque nós falamos que alguém está errado em um ponto de vista, isso não significa que nós não o consideremos como sendo irmãos.



"Sobre isso temos muito que dizer, mas de difícil interpretação, porquanto vos tornastes tardios em ouvir. Porque, devendo já ser mestres em razão do tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar os princípios elementares dos oráculos de Deus, e vos haveis feito tais que precisais de leite, e não de alimento sólido. Ora, qualquer que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, pois é criança; mas o alimento sólido é para os adultos, os quais têm, pela prática, as faculdades exercitadas para discernir tanto o bem como o mal".(Hebreus 5.11-14)

Veja que o autor critica os leitores da carta por serem tão lendo para compreender até os princípios elementares da fé. E olha que o livro de Hebreus é considerado como um livro complicado pra muitos cristãos. Isso é porque ele estava tratando somente dos princípios elementares. Aí a gente começa a ver o quanto a gente ainda tem pra aprender.

Mas veja que só porque ele criticou os leitores da carta por essa lerdeza, isso não significa que ele não os considerava como sendo cristãos de verdade e irmãos. Significava somente que eles os consideravam como sendo crianças na fé.
 
Pra afirmar que Deus deseja salvar a todos, você terá que negar a Bíblia...




Espero que eu tenho sido claro sobre isso...



Algumas perguntas básicas:



1) Você tem consciência que o Novo Testamento foi escrito em grego koiné e não em português?



2) "e estais vendo e ouvindo que não é só em Éfeso, mas em quase toda a Ásia, este Paulo tem persuadido e desviado muita gente, dizendo não serem deuses os que são feitos por mãos humanas. E não somente há perigo de que esta nossa profissão caia em descrédito, mas também que o templo da grande deusa Diana seja estimado em nada, vindo mesmo a ser destituída da sua majestade aquela a quem toda a Ásia e o mundo adoram". (Atos 19.26-27)

Os cristãos adoravam a deusa pagã? Paulo adorava? Pedro adorava? Crianças de nove meses adoravam?
3) "e sereis odiados de todos por causa do meu nome". (Lucas 21.17)

Você é odiado por todas as pessoas do mundo? Todas as pessoas que você conhece te odeia?

4) Você tem consciência que o Novo Testamento foi escrito em grego koiné e não em português? (2)

Estudo retirado topico da seguinte comunidade do orkut - por Frank Brito
http://www.orkut.com/Main#CommMsgs?cmm=77102065&tid=5547090643795696717&na=3&nst=11&nid=77102065-5547090643795696717-5547148377341087001

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concordam? Comentem...