Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Dízimos

  
  Quando a Bíblia se refere ao dízimo em qualquer um dos dois testamentos, dizia a respeito somente de produtos agro-pecuários. Os judeus não dizimavam dinheiro.
 
"Todas as dízimas do campo, da semente do campo, do fruto das árvores são do SENHOR; santas são ao SENHOR... No tocante a todas as dízimas de vacas e ovelhas, de tudo o que passar debaixo da vara, o dízimo será santo ao SENHOR".(Levítico 27.30,32) Essa era a lei do dízimo. O dinheiro era um item essencial. Por exemplo, o dinheiro em forma de moedas de prata pago pelos escravos (Gênesis 17.12), pela terra (Gênesis 23.9), pela liberdade (Êxodo 23.11); multas (Êxodo 21 e 22); dívidas do Santuário (Êxodo 30.12); votos (Levítico 27.3-7); bebidas alcoólicas (Deuteronômio 14.26) e dotes de casamento (Deuteronômio 22:29).   Mas o conteúdo do mandamento do dízimo não incluia dinheiro, prata, ouro ou qualquer outra coisa além de produtos agro-pecuários.
 
Repara no seguinte:

"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer essas coisas e não omitir aquelas".(Mateus 23.23)
Hortelã, endro e cominho são plantas.
Nesse momento alguns podem se perguntar: Por que havia a exclusividade de produtos agro-pecuários?
Não é porque a economia era baseada no escâmbio. Só no Antigo Testamento, a palavra dinheiro aparece 120 vezes. Mesmo uma leitura superficial da Lei de Moisés revela como o dinheiro era fundamental na economia.
Para entendermos o motivo pelo qual o mandamento do dízimo era exclusivamente de produtos agro-pecuários, basta entendermos a motivação principal para a existência de tal mandamento.  "Disse também o SENHOR a Arão: Na sua terra possessão nenhuma terás, e no meio deles nenhuma parte terás; eu sou a tua parte e a tua herança no meio dos filhos de Israel. E eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo seu ministério que exercem, o ministério da tenda da congregação. E nunca mais os filhos de Israel se chegarão à tenda da congregação, para que não levem sobre si o pecado e morram. Mas os levitas administrarão o ministério da tenda da congregação e eles levarão sobre si a sua iniqüidade; pelas vossas gerações estatuto perpétuo será; e no meio dos filhos de Israel nenhuma herança herdarão. Porque os dízimos dos filhos de Israel, que oferecerem ao SENHOR em oferta alçada, tenho dado por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse: No meio dos filhos de Israel nenhuma herança herdareis".(Números 18.20-24)
 
    O motivo pelo qual o mandamento do dízimo está no livro de Levítico e pelo qual ele era exclusivamente de produtos [bb]agro-pecuários é que o motivo principal de sua existência era suprir a falta de terra dos levitas. O dízimo era daquilo que eles não poderiam produzir como as outras tribos poderiam porque eles não tinham terra pra produzir.Mas quem nao dedica a Deus nem 10% do salario será mesmo que tem um coração grato?
Pode ser que sim. Pode ser que não.
Pode ser que a pessoa ganhe salário mínimo e tenha um marido bêbado incrédulo que deixa o salário no bar e por isso ela tem que pagar as contas sozinha e por isso cada centavo é contado.
Pode ser também que quem dá 10% não tenha um coração grato, pois 10% pra ele é esmola quando ele deveria dar 50% para a mulher do salário mínimo e do marido bêbado.
A Igreja precisa de um sustento, não sou contra a pregação do dizimo.
Por que a norma bíblica não é suficiente para o sustento? Será que nós estamos sendo correto quando nós mentimos para as mulheres de salário mínimo e marido bêbado de que se elas não derem 10% do pouco dinheiro que elas têm para a igreja, Deus as considerará como ladras?
     Deus não se esquece dos direitos dos pobres, das viuvas, dos orfãos e dos desamparados. É melhor a gente não esquecer também.
 
Sob a Antiga Aliança, quando havia levitas e havia o dízimo da produção agro-pecuária, os pobres não dizimavam. Eles recebiam do dízimo (junto com os levitas). Pois sendo pobres, eles não tinham terras também pra poder produzir aquilo que era dizimado (produtos agro-pecuários).
Mas Deus que não se esquece dos pobres, desamparados, viuvas e orfãos. Veja o que acontecia com os dízimos:

"Certamente darás os dízimos de toda a novidade da tua semente, que cada ano se recolher do campo. E, perante o SENHOR, teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu cereal, do teu mosto, do teu azeite e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer ao SENHOR, teu Deus, todos os dias. E, quando o caminho te for tão comprido, que os não possas levar, por estar longe de ti o lugar que escolher o SENHOR, teu Deus, para ali pôr o seu nome, quando o SENHOR, teu Deus, te tiver abençoado, então, vende-os, e ata o dinheiro na tua mão, e vai ao lugar que escolher o SENHOR, teu Deus. E aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; come-o ali perante o SENHOR, teu Deus, e alegra-te, tu e a tua casa; porém não desampararás o levita que está dentro das tuas portas; pois não tem parte nem herança contigo. Ao fim de três anos, tirarás todos os dízimos da tua novidade no mesmo ano e os recolherás nas tuas portas. Então, virá o levita ( pois nem parte nem herança tem contigo ), e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão, para que o SENHOR, teu Deus, te abençoe em toda a obra das tuas mãos, que fizeres".(Deuteronômio 14.22-29)
 
Em primeiro lugar, os dízimos servia de alimento para uma grande festa, meio que como uma churrascada!
"comerás os dízimos do teu cereal, do teu mosto, do teu azeite e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas"
Se o local da festa (que era nas redondezas do santuário) fosse longe demais pra levar todos esses animais e plantações, os judeus deveriam vender os dízimos por dinheiro (lembrando que o dízimo não era de dinheiro) para que pudesse comprar novamente no lugar da festa...
E aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; come-o ali perante o SENHOR, teu Deus, e alegra-te, tu e a tua casa.
As ovelhas, as vacas, o vinho, a bebida forte, etc. eram para a churrascada diante do Senhor!
Mas esse não era o único destino do dízimo. É claro que seria impossível tudo isso ser consumido, pois era muita coisa.
    A maior parte das coisas iam para os levitas, o estrangeiro, e o órfão, e a viúva como podemos ver nesse texto aqui e em outros textos também. 
"não desampararás o levita que está dentro das tuas portas; pois não tem parte nem herança contigo... virá o levita ( pois nem parte nem herança tem contigo ), e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva..." etc. 
"Por causa da opressão dos pobres e do gemido dos necessitados, me levantarei agora, diz o SENHOR; porei em salvo aquele para quem eles assopram. As palavras do SENHOR são palavras puras como prata refinada em forno de barro e purificada sete vezes. Tu nos guardarás, SENHOR; desta geração nos livrarás para sempre".(Salmos 12.5-7)
 
E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar o dízimo do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham descendido de Abraão... mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da Lei". (Hebreus 7.12)

É provável que Jesus não tenha sido dizimista.

Ele era carpinteiro (Marcos 6.3) o que significa que ele não estava no ramo agro-pecuário. Seus pais eram pobres, pois "cumprindo-se os dias da purificação, segundo a lei de Moisés, o levaram a Jerusalém, para o apresentarem ao Senhor ( segundo o que está escrito na lei do Senhor: Todo macho primogênito será consagrado ao Senhor ) e para darem a oferta segundo o disposto na lei do Senhor: um par de rolas ou dois pombinhos".(Lucas 2.22-24)

Sobre essa oferta, nós lemos em Levítico:
"E, quando forem cumpridos os dias da sua purificação, seja por filho ou por filha, trará um cordeiro de um ano para holocausto, e um pombinho ou uma rola para oferta pelo pecado, à porta da tenda da revelação, o ao sacerdote, o qual o oferecerá perante o Senhor, e fará, expiação por ela; então ela será limpa do fluxo do seu sangue. Esta é a lei da que der à luz menino ou menina. Mas, se as suas posses não bastarem para um cordeiro, então tomará duas rolas, ou dois pombinhos: um para o holocausto e outro para a oferta pelo pecado; assim o sacerdote fará expiação por ela, e ela será limpa".(Levítico 12.6-8)
Pelos seus pecados, Maria não sacrificou "um cordeiro de um ano... e um pombinho ou uma rola", mas sacrificou o sacrifício alternativo destinado aos pobres, "duas rolas, ou dois pombinhos".

Além disso, Jesus disse que " o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça".
É provável então que Jesus não tinha dizimista, pois ele não parece que estava dentro das qualificações necessárias pra ser um dizimista.
 
A maioria dos cristãos têm condições e por isso estão sob a obrigação de abrir mão de 10% do seu salário e até mais para contribuições. Mas quando absolutizamos isso, esquecemos das minorias que passam por sofrimento de consciência e sofrimento econômico por causa desse jugo que lhes é colocado em circunstâncias onde não há condições de manter tal jugo. Vamos começar vendo o caso de Jacó para que isso fique bem claro:


"Fez também Jacó um voto, dizendo: Se Deus for comigo e me guardar neste caminho que vou seguindo, e me der pão para comer e vestes para vestir, de modo que eu volte em paz à casa de meu pai, e se o Senhor for o meu Deus, então esta pedra que tenho posto como coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo".(Gênesis 28.20-22)

Veja que Jacó promete dar o dízimo de tudo em um voto. Ele faz um voto e pede a Deus que se ele o ajudasse, ele prometia dar o dízimo sempre.

O caso de Jacó aí semelhante ao caso William Colgate. Ele deu origem a pasta de dente Colgate. No começo, ele fez voto que 10% de todo lucro da empresa seria dedicado a coisas de Deus. Com o passar do tempo, ele aumentou até 90% dos lucros destinados a instituições cristãs.
A questão é que votos não podem envolver questões que já são moralmente obrigatórias.

Eu não posso fazer, por exemplo, um voto: "Se o Senhor me proteger dessa crise que eu estou passando, eu vou parar de adulterar".
Adultério é algo que eu tenho a obrigação moral de não cometer. Votos envolvem questões que eu poderia fazer ou não, mas eu comprometo a fazer por uma causa específica. O dízimo de Jacó foi uma promessa que ele fez mediante um voto. Não havia mandamento sobre dízimo nesse tempo. Ele é que expontaneamente decidiu fazer um voto de ser dizimista.
No caso de Abraão, também, ele não era dizimista no sentido de dar parte de sua renda habitualmente. Ele deu simplesmente o despojo de guerra. Não era uma questão de mandamento da parte de Deus, mas era um gesto expontâneo de gratidão pela vitória. 
 
Não se esqueça que a Lei durou até a morte de Jesus. O próprio Jesus viveu sob a Lei. O Novo Pacto foi estabelecido somente com a morte de Jesus:

A nossa preocupação não deve ser com porcentagens, mas com o seguinte...




"Mas digo isto: Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e aquele que semeia em abundância, em abundância também ceifará, Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria. E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda boa obra; conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre. Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, e pão para comer, também dará e multiplicará a vossa sementeira, e aumentará os frutos da vossa justiça. enquanto em tudo enriqueceis para toda a liberalidade, a qual por nós reverte em ações de graças a Deus. Porque a ministração deste serviço não só supre as necessidades dos santos, mas também transborda em muitas ações de graças a Deus". (II Coríntios 9.6-12)

Estudo retirado de um tópico da comunidade a seguir;
http://www.orkut.com/Main#CommMsgs?cmm=77102065&tid=5538887583304516515&start=1
feito po Frank Brito.



2 comentários:

  1. A MINHA FAZENDA É O MEU SALÁRIO E EU SOU GRATA A DEUS POR TER ESTA FAZENDA, POR ISSO, DOU OS 10% COM ALEGRIA.

    MAS,TEM AQUELE CRISTÃO QUE NÃO DIZIMA PORQUE TUDO O QUE GANHA É POUCO, E SÓ OS DEZ POR CENTO QUE É MUITO.

    ResponderExcluir
  2. Porque não dizimam 15, 20, 30%?

    não percebem que o 10% que mesmo na ANTIGA ALIANÇA DO VELHO TESTAMENTO NUNCA FOI DINHEIRO?

    Deus não é servido por Mãos humanas (Atos 17-25)
    Deus não precisa do dinheiro do homem!

    Quem precisa do dinheiro somos nós mesmos, para custear os gastos com os locais que nos reunimos (água, luz, aluguel..)

    Distorceram o assunto e ensinaram fazendo comércio da fé!

    Não ensinaram como a Nova aliança mostra "Contribuir segundo PROPOR NO CORAÇÃO" 2 COR 2-8 e 9.

    Mas cada um dará contas a Deus de si mesmos, pelo ensino deturpado em visão do LUCRO!

    O Reino de Deus não é dinheiro!
    Não somos Israelitas
    A Lei foi abolida por Cristo!
    Não existe mais a figura do sacerdote que intermediava o povo com Deus para ser sustentado! (O VÉU SE RASGOU!)

    Como bem o texto mostra, DÍZIMO Era produção Agrícola e não dinheiro que já existia!


    Porque não ensinam o povo a contribuir com a obra com o coração?
    Porque ameaçam com uma lei que não existe mais?
    Uma lei que nem foi criada para nós?

    O AMOR Ao dinheiro ou a IGNORANCIA um dos dois..

    Infelizmente não ensinam a diferença da velha para a Nova Aliança, Do Israelita para o Gentio..
    Mas Deus julgará todas as coisas..

    MÁRCIA

    ResponderExcluir

Concordam? Comentem...