Pesquisar este blog

domingo, 28 de agosto de 2011

A primeira ressurreição e a segunda ressurreição.

Por Frank Brito


"E vi tronos; e assentaram-se sobre eles aqueles a quem foi dado o poder de julgar. E vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na testa nem na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos... Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele mil anos".(Apocalipse 20.6)

João viu tronos e assentaram-se sobre eles.

Paulo já havia explicado o significado de tais tronos em sua carta aos Efésios...



E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, em que, noutro tempo, andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que, agora, opera nos filhos da desobediência; entre os quais todos nós também, antes, andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo ( pela graça sois salvos ), e nos ressuscitou juntamente com ele, e NOS FEZ ASSENTAR NOS LUGARES CELESTIAIS, em Cristo Jesus; para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça, pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus".(Efésios 2.1-7)

Paulo diz aí que:

1. Deus nos ressuscitou estando nós mortos em nossas ofensas e pecados.

2. Deus nos fez assentar nos lugares CELESTIAIS em Cristo Jesus.

Tudo isso ele diz que já ocorreu.

Lembrando que no capítulo anterior, ele já havia dito que Jesus JÁ ESTÁ REINANDO.

"A suprema grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, Deus operou em Cristo,ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar-se à sua direita nos céus, muito acima de todo principado, e autoridade, e poder, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; e sujeitou todas as coisas debaixo dos seus pés..."(EFésios 1.20-22)



Na carta aos Colossenses, Paulo também fala dessa ressurreição passada:"já ressuscitastes com Cristo".(Colossenses 3.1)

O próprio Jesus havia dito:

"Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão. Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo. E deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do Homem. Não vos maravilheis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal, para a ressurreição da condenação".(João 5:24-29)

Jesus aí fala das duas ressurreições. A primeira ressurreição é a ressurreição espiritual. "Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou... mas passou da morte para a vida". Esses já tem a vida eterna. Portanto não podem mais morrer espiritualmente. Podemos morrer corporalmente, mas não espiritualmente.

Quando morrem corporalmente, seja naturalmente ou seja POR MARTÍRIO (como o caso dos degolados pela besta), eles continuam a viver com Cristo nos céus.

Essa é a ressurreição que Jesus diz "agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão".

Aí Jesus manda não nos maravilharmos dessa ressurreição espiritual porque haverá uma ressurreição corporal também. Essa é a ressurreição daqueles que estão no sepulcro. É a ressurreição física.



É por isso que Jesus diz:

"Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida".(João 5.24)

Os que passaram da morte para a vida pela fé, não entrarão em condenação, isto é, "sobre estes não tem poder a segunda morte"(Apocalipse 20).

Mas o que não tiverem ressuscitado espiritualmente, mas só no corpo no ultimo dia, este sim entrará em condenação, sairão "para a ressurreição da condenação".

Um comentário:

  1. Não só eu concordo, como as Escrituras dizem exatamente isso.
    Acrescento o fato de que a Bíblia fala que aqueles que morrem estão vivos na memória de Deus, como Abrãao, Isaac e Jacó.
    Sob esse ponto de vista, somos todos eternos, pois Deus possui a capacidade de olhar para o passado, presente e futuro ao mesmo tempo e para Ele todos vivem.
    Porém, a morte, para o homem, marca o fim de todas as coisas, na qual o corpo volta ao pó que o deu e o espírito volta a Deus, extinguindo-se aquela criatura (sob o ponto de vista humano).
    Isso é semelhante (em parábola) ao repouso do sono, onde cessam as imaginações do coração e tudo o mais, restando a esperança da vida eterna, para os fiéis, e um ardor de fogo para os rebeldes e contradizentes, mediante à última trombeta.
    Respeitosamente,
    Marcelo

    ResponderExcluir

Concordam? Comentem...