Pesquisar este blog

domingo, 28 de agosto de 2011

O último dia e o reinado de mil anos

Por Frank Brito


"E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e o amarrou por mil anos. Lançou-o no abismo, o qual fechou e selou sobre ele, para que não enganasse mais as nações até que os mil anos se completassem. Depois disto é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo".(Apocalipse 20.1-3)

A priori, não há motivo nenhum para imaginar que esses mil anos obrigatoriamente tenha que significar 1.000 anos literais. O capítulo inteiro é profundamente símbólico. Se o "dragão", a "serpente", a "chave", e a "cadeia" são símbolos, não há motivo algum pra achar que "1.000 anos" também não possa ser.

O Apóstolo Pedro escreveu que: "um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia". (II Pedro 3.8) Nos Salmos, lemos: "Porque meu é todo animal da selva, e o gado sobre mil outeiros". (Salmo 50:10) Em Crônicas: "Lembrai-vos perpetuamente do seu pacto, da palavra que prescreveu para mil geraçoes". (I Crônicas 16.15)

De forma geral, mil na Bíblia simplesmente dá a idéia de um número grande sem definição exatada. No português nós falamos de forma parecida. Uma mãe muitas vezes diz para o seu filho: Eu já te falei um milhão de vezes que não quero você dormindo tarde.Isso significa simplesmente um grande número de vezes, mas não um milhão de vezes literalmente.



Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores com zombaria andando segundo as suas próprias concupiscências, e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação. Pois eles de propósito ignoram isto, que pela palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste; pelas quais coisas pereceu o mundo de então, afogado em água; mas os céus e a terra de agora, pela mesma palavra, têm sido guardados para o fogo, sendo reservados para o dia do juízo e da perdição dos homens ímpios. Mas vós, amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se. Virá, pois, como ladrão o dia do Senhor, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se dissolverão, e a terra, e as obras que nela há, serão descobertas. Ora, uma vez que todas estas coisas hão de ser assim dissolvidas, que pessoas não deveis ser em santidade e piedade, aguardando, e desejando ardentemente a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se dissolverão, e os elementos, ardendo, se fundirão? Nós, porém, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e uma nova terra, nos quais habita a justiça".(II Pedro 3.3-13)


Eles estariam escarnecendo "dizendo: Onde está a promessa da sua vinda". O motivo da zombaria é em relação a demora para a vinda de Jesus. O motivo da zombaria é que Jesus está demorando demais pra voltar e, na cabeça dos escarnecedores, os cristãos são estúpidos e tolos por acreditarem que Jesus ainda irá voltar.

Jesus, no seu sermão profético, já havia dando a entender que o questionamento em relação a demora de sua volta seria muito frequente no decorrer dos séculos.

"Mas, se aquele servo disser em teu coração: O meu senhor tarda; e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se, virá o senhor desse servo num dia em que não o espera, e numa hora de que não sabe, e cortá-lo-á pelo meio, e lhe dará a sua parte com os infiéis". (Lucas 12.45-46)

Mas apesar dessa zombaria, Pedro avisa: "os céus e a terra de agora, pela mesma palavra, têm sido guardados para o fogo, sendo reservados para o dia do juízo e da perdição dos homens ímpios". Pedro avisa que, não obstante a zombaria e incredulidade, o Senhor certamente virá e aos incrédulos certamente está reservado a condenação. Repentinamente eles serão surpreendidos em sua obstinação, pois "Minha é a vingança e a recompensa, ao tempo em que resvalar o seu pé; porque o dia da sua ruína está próximo, e as coisas que lhes hão de suceder se apressam a chegar". (Deuteronômio 32.35)

Em seguida Pedro consola os cristãos dizendo, "vós, amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia". Os "mil anos" no texto de Pedro representa o tempo de demora para a vida de Jesus que aos olhos do Senhor não é demorado, mas para os homens parece ser.



Pedro aqui classifica o tempo entre a assunção de Jesus até a sua segunda vinda como mil anos. Mil anos é usado por Pedro aí pra identificar a aparente demora da vinda de Jesus, aos olhos humanos.

Pedro continua...

"Virá, pois, como ladrão o dia do Senhor, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se dissolverão, e a terra, e as obras que nela há, serão descobertas"."Virá como ladrão" significa simplesmente que "em uma hora não conhecida". Da mesma forma que ninguém espera quando um ladrão vem, assim também ninguém poderá saber quando Jesus irá voltar.

utros textos bíblicos usam essa figura de linguagem pra falar da vinda de Jesus:

"Vigiai, pois, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor; sabei, porém, isto: se o dono da casa soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa. Por isso ficai também vós apercebidos; porque numa hora em que não penseis, virá o Filho do homem". (Mateus 24.42-44)

"Mas, irmãos, acerca dos tempos e das épocas não necessitais de que se vos escreva: porque vós mesmos sabeis perfeitamente que o dia do Senhor virá como vem o ladrão de noite; pois quando estiverem dizendo: Paz e segurança! então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida; e de modo nenhum escaparão". (I Tessaloniscenses 5.1-3)

"Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua  
nudez". (Apocalipse 16.15) 



Mas Pedro diz:

í"Virá, pois, como ladrão o dia do Senhor, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se dissolverão, e a terra, e as obras que nela há, serão descobertas. Ora, uma vez que todas estas coisas hão de ser assim dissolvidas, que pessoas não deveis ser em santidade e piedade, aguardando, e desejando ardentemente a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se dissolverão, e os elementos, ardendo, se fundirão? Nós, porém, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e uma nova terra, nos quais habita a justiça.
(II Pedro 3.11-13)

Nós vemos aí que na vinda do Senhor já entramos no Novo Céu e Nova Terra. Na vinda de Jesus, os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se dissolverão, e a terra, e as obras que nela há, serão descobertas.

Isso nos mostra que não pode haver 1.000 anos de separação entre a vinda de Jesus e o juízo final pelo qual entramos no Novo Céu e Nova Terra. O juízo final acontecerá na vinda de Jesus onde os ímpios serão punidos e os justos recompensados.



Os 1.000 anos são o tempo presente, um número simbólico para se referir a demora para a vinda de Jesus.

Outro texto que mostra que não pode haver 1.000 anos de separação entre a vinda de Jesus e o juízo final pelo qual entramos no Novo Céu e Nova Terra é I Coríntios 15. Esse texto é tão fortemente contra o pré-milenismo que eu me impressiono que ainda existam pré-milenistas depois de ler esse texto.

"Pois como todos em Adão morrem, do mesmo modo todos em Cristo serão vivificados. Cada um, porém, na sua ordem: Cristo a primícia, depois os que são de Cristo, na sua vinda. Então virá o fim quando ele entregar o reino a Deus o Pai, quando houver destruído todo domínio, e toda autoridade e todo poder. Pois é necessário que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo de seus pés. Ora, o último inimigo a ser destruído é a morte".(I Coríntios 15.22-26)

Paulo aqui fala do reino atual de Cristo e da ressurreição corporal dos justos: "todos em Cristo serão vivificados". No decorrer do capítulo, ele ensina que quando isso acontecer é que será derrotado o seu último inimigo.

"Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade. Mas, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrito: Tragada foi a morte na vitória".(I Coríntios 15.51-54)



Paulo é claro (em um livro que não é nada alegórico).

Ele cita o Salmo 110 pra provar que Jesus está reinando agora. Ele cita o Salmo pra mostrar que o Reino de Cristo a direita do Pai permanece até a ressurreição corporal dos justos que é quando a morte é vencida.

"Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés".(Salmos 110,1)

"Pois é necessário que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo de seus pés. Ora, o último inimigo a ser destruído é a morte" (I Coríntios 15.26)

Após a ressurreição corporal dos justos, não haverá mais inimigos de Cristo pra serem derrotados, pois aí é vencido o últimoinimigo. Não pode haver, então, Satanás pra ser vencido nem pode haver uma multidão de ímpios congregados com Satanás lutando contra Jesus 1.000 anos depois de sua vinda, pois em sua vinda todos os inimigos de Jesus já serão vencidos conforme vemos aqui.

Como é que o último inimigo de Cristo pode ser derrotado na ressurreição corporal dos justos quando ainda há Satanás e uma multidão de ímpios depois?



Isso é confirmado por Jesus:

"Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeou boa semente no seu campo; mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou joio no meio do trigo, e retirou-se. Quando, porém, a erva cresceu e começou a espigar, então apareceu também o joio. Chegaram, pois, os servos do proprietário, e disseram-lhe: Senhor, não semeaste no teu campo boa semente? Donde, pois, vem o joio? Respondeu-lhes: Algum inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres, pois, que vamos arrancá-lo? Ele, porém, disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis com ele também o trigo. Deixai crescer ambos juntos até a ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Ajuntai primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; o trigo, porém, recolhei-o no meu celeiro".(Mateus 13.24-30)

Jesus posteriormente explica detalhadamente esta parábola:

"Então Jesus, deixando as multidões, entrou em casa. E chegaram-se a ele os seus discípulos, dizendo: Explica-nos a parábola do joio do campo. E ele, respondendo, disse: O que semeia a boa semente é o Filho do homem; o campo é o mundo; a boa semente são os filhos do reino; o o joio são os filhos do maligno; o inimigo que o semeou é o Diabo; a ceifa é o fim do mundo, e os celeiros são os anjos. Pois assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será no fim do mundo. Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles ajuntarão do seu reino todos os que servem de tropeço, e os que praticam a iniquidade, e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá choro e ranger de dentes. Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça".(Mateus 13.36-43)

Esse é o juízo final que ocorrerá na vinda do Filho do Homem no fim do mundo e não 1.000 anos depois da vinda do Filho do Homem. O fim do mundo e a inauguração do Novo Céu e Nova Terra é na vinda de Jesus e não 1.000 anos depois.



I Coríntios 15 abre as portas para a compreensão de Apocalipse 20...

"Pois como todos em Adão morrem, do mesmo modo todos em Cristo serão vivificados. Cada um, porém, na sua ordem: Cristo a primícia, depois os que são de Cristo, na sua vinda. Então virá o fim quando ele entregar o reino a Deus o Pai, quando houver destruído todo domínio, e toda autoridade e todo poder. Pois é necessário que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo de seus pés. Ora, o último inimigo a ser destruído é a morte". (I Coríntios 15.22-26)

"Pois é necessário que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo de seus pés". Paulo está aqui citando o Salmo 110: "Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo de seus pés". (Salmo 110.1)

E quando Jesus Cristo começa a reinar?

NÃO SOMENTE EM SUA SEGUNDA VINDA OU EM UM PERIODO DE MIL ANOS NO FUTURO MAS A PARTIR DE SUA RESSURREIÇÃO EM SUA PRIMEIRA VINDA!.

"E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra".(Mat 28:18)
.
"Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus". (Mar 16:19)
.
"A suprema grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, Deus operou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar-se à sua direita nos céus, muito acima de todo principado, e autoridade, e poder, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; e sujeitou todas as coisas debaixo dos seus pés..."(EFésios 1.20-22)

"...para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse queJesus Cristo é Senhor..." (Filipenses 2.9-11)



Jesus Cristo JÁ ESTÁ REINANDO...

Alias, confessar que Jesus Cristo é o Senhor é reconhecer justamente isso.

Por esse motivo, quando lemos em Apocalipse 20 que "reinaram com Cristo durante mil anos" não devemos entender que esteja aí se referindo aí um reino futuro de Cristo como se ele não esteja já reinando.

Vamos analisar então o texto de Apocalipse 20 pra ver como esse Reino de Cristo se encaixa no contexto..

"E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e o amarrou por mil anos. Lançou-o no abismo, o qual fechou e selou sobre ele, para que não enganasse mais as nações até que os mil anos se completassem. Depois disto é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo". (Apocalipse 20.1-3)

O capítulo começa falando sobre uma prisão de Satanás. Uma prisão com a duração de mil anos. Muitos nesse momento se perguntam: Mas o Diabo não está solto? Ele não está por aí livre e solto causando confusão e arruinando a vida de muitos do mesmo jeito que sempre esteve?

Como todos sabem, o livro de Apocalipse é profundamente simbólico. Por esse motivo, não podemos ser precipitados em nossas conclusões sobre o significado de algo que é dito ali. Temos que refletir bem. Temos que comparar com outros textos claros e não simbólicos da Bíblia que falam do mesmo assunto de forma a trazer luz aos símbolos.

O texto diz que "ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e o amarrou por mil anos". Mas prendeu pra que? "Para que não enganasse mais as nações".

A primeira coisa que temos que fazer é nos perguntar: Existe algum outro texto na Bíblia mais claro que fale de uma prisão, uma limitação de Satanás? E de que modo esses textos se relacionam com as nações?



Em primeiro lugar, sobre a questão das nações...

A palavra que é traduzida como nações em Apocalipse é a palavra grega ethnos. Essa palavra aparece 152 vezes no Novo Testamento, e na maioria absoluta das vezes em que essa palavra aparece no Novo Testamento, ela é traduzida como gentio.

Por exemplo: "Seja-vos pois notório que esta salvação de Deus é enviada aos gentios, e eles ouvirão". (Atos 28.28) A palavra aqui traduzida como gentios é a mesma palavra que em Apocalipse 20 aparece como nações: ethnos. Portanto Atos 28.28 poderia ser traduzido como "Seja-vos pois notório que esta salvação de Deus é enviada as nações, e elas ouvirão". (Atos 28.28)

A relação entre a nação de Israel (os judeus) e as demais nações (os gentios) é um assunto muito frequente no Novo Testamento. Se nós entendermos isso, começaremos a entender que Apocalipse 20 não é um texto de modo nenhum isolado do resto da Bíblia, mas trata de um assunto muito recorrente.



"Portanto, lembrai-vos que outrora vós, gentios na carne, chamam circuncisão, feita pela mão dos homens, estáveis naquele tempo sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos aos pactos da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. Mas agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto... Por esta razão eu, Paulo, o prisioneiro de Cristo Jesus por amor de vós gentios. Se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus, que para convosco me foi dada; como pela revelação me foi manifestado o mistério, conforme acima em poucas palavras vos escrevi, pelo que, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo, o qual em outras gerações não foi manifestado aos filhos dos homens, como se revelou agora no Espírito aos seus santos apóstolos e profetas, a saber, que os gentios são co-herdeiros e membros do mesmo corpo e co-participantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho.(Efésios 2.11-13, 3:1-6)

Paulo fala aqui de uma mudança significativa que ocorreu com a vinda de Cristo. Ele começa mostrando que, antes da vinda de Cristo, os gentios estavam, de forma generalizada, separados de Deus. A situação antes da vinda de Cristo é descrita pelo Salmo:"ele revela a sua palavra a Jacó, os seus estatutos e as suas ordenanças a Israel. Não fez assim a nenhuma das outras nações; e, quanto às suas ordenanças, elas não as conhecem. Louvai ao Senhor!" (Salmo 147.19-20)

De Moisés até Jesus, as nações da terra eram pagães. "Os ídolos das nações são prata e ouro, obra das mãos dos homens". (Salmo 135.15) O conhecimento do Deus verdadeiro existia somente em Israel. Mas enquanto isso, "todos os povos andam, cada um em nome do seu deus".(Miquéias 4.5)



Mas Paulo fala de um mistério. Do mistério de Cristo, o qual em outras gerações não foi manifestado aos filhos dos homens, como se revelou agora no Espírito aos seus santos apóstolos e profetas.

E que mistério era esse?

"que os gentios são co-herdeiros e membros do mesmo corpo e co-participantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho"

É por isso que antes de sua assunção Jesus disse:

Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos". (Mat 28.18-20)

Com a assunção de Cristo a posição de Soberano Absoluto sobre todo o universo, os gentios são introduzidos, assim como eram os judeus a vida com Deus.

"Ouvindo eles estas coisas, apaziguaram-se e glorificaram a Deus, dizendo: Assim, pois, Deus concedeu também aos gentios o arrependimento para a vida". (Atos 11.18)



Esse é o significado do Apocalipse quando diz, "fechou e selou sobre ele, para que não enganasse mais as nações"podendo ser traduzido como "para que não enganasse mais os gentios".

Sob a autoridade dada a Jesus Cristo Reinando sobre o céu e a terra, o evangelho é propagado em todas as nações. É por isso que João diz sobre Jesus: "E cantavam um cântico novo, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo e nação" (Apocalipse 5.9)

Não é só no Apocalipse que a vocação dos gentios é narrado como uma prisão de Satanás. No Evangelho de João também.



"Agora, é o juízo deste mundo; agora, será expulso o príncipe deste mundo. E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim".(João 12.31-32)

"E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim". Jesus está aí citando Isaís 52.

"Eis que o meu servo operará com prudência; será engrandecido, e levantado, e mui sublime. Como pasmaram muitos à vista dele, pois a sua aparência estava tão desfigurada, mais do que o de outro qualquer, e a sua figura, mais do que a dos outros filhos dos homens. Assim, borrifará muitas nações, e os reis fecharão a boca por causa dele, porque aquilo que não lhes foi anunciado verão, e aquilo que eles não ouviram entenderão".(Isaías 52.13-15)

A referência é a vocação dos gentios. O significado da expulsão do Príncipe deste mundo é A EVANGELIZAÇÂO DO MUNDO INTEIRO QUANDO NA VOCAÇÃO DOS GENTIOS O PAGANISMO PROGRESSIVAMENTE DEIXA DE REINAR SOBRE O MUNDO.



Jesus está neste momento reinando e destruindo os seus inimigos por meio da evangelização do mundo. "Depois, virá o fim, quando tiver entregado o Reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo império e toda potestade e força".

Resumindo até aqui o que foi dito sobre Apocalipse 20:

1. Jesus começou a reinar quando ressuscitou e subiu aos céus.

2. A prisão de Satanás para que não mais enganasse as nações é a vocação dos gentios de forma que todas as nações serão coletivamente convertidas ao Evangelho de Jesus Cristo.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concordam? Comentem...