Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Trindade

Por Frank Brito



Trindade Santíssima.

Aqueles que protestam contra a verdade da Tri-unidade de Deus tem várias abordagens. A pior delas é dizer que a palavra Trindade não está na Bíblia. É pior porque demonstra extrema ignorância em relação a princípios básicos de comunicação.

A criação de novas nomenclauturas não significa necessariamente a criação de novos conceitos. Nomenclaturas servem para identificar conceitos de forma a não ser necessário repetir detalhadamente todo o conceito toda vez que ser quer falar dele. É somente uma maneira facilitar a comunicação. Se existe uma nomenclatura pra identificar uma idéia, crença ou sistema de crenças, isso significa que qualquer um que mantenha tal crença ou idéia, é automaticamente classificado de acordo com o nomenclatura referente a tal idéia, crença ou sistema de crenças.

Um “trinitariano”, por exemplo, é simplesmente um cristão que acredita que há um só Deus formado por três pessoas, o Pai, o Verbo e o Espírito Santo. Pra evitar explicações longas e detalhadas todas as vezes que for preciso se referir a quem crê em Deus dessa maneira, foram criados os termos “trindade” e “trinitariano”. Da mesma forma, que “arminiano” é somente uma forma de identificar crenças específicas sobre determinados âmbitos da teologia. Palavras apontam para conceitos. O que tem que ser discutidos são os conceitos significad pelas palavras, pois a palavra é só uma referência a um conceito.

Dentro disso, podemos até entender porque tradução nem sempre é uma coisa fácil. É importante notar que idiomas diferentes tem palavras diferentes que podem ou não ter equivalentes em outros idiomas. No inglês, por exemplo, há a palavra "cat". A palavra "cat" aponta para um conceito específico: um animal específico com características específicas. Poderiamos dizer que a palavra "cat" no inglês é equivalente a palavra "gato" no português. Mas isso não é exatamente verdade. Porque "gato" no português pode não estar se referindo ao animal, mas a um "homem bonito". Se tiver se referindo a um homem bonito e não ao animal, "cat" não é equivalente a "gato". Nesse caso, "gato" seria equivalente a "hunk" no inglês. Isso é algo que temos que ter em mente antes de pegar muito pesado com tradutores.

O ponto é que é um absurdo sem fim dizer que a palavra "trindade" não está na Bíblia e por isso o conceito não é bíblico. O que tem que ser provado não é se uma palavra está ou não lá. O que tem que ser provado é se o conceito indicado pela palavra está.

Acusações mais bem elaboradas do que isso vindo de unitarianos contra a Trindade costumam ter como ponto de partida, um princípio aparentemente muito lógico. Afinal, se Deus é um só, isso não significa que ele não pode ser o Pai e o Filho ao mesmo tempo? Se é um e é o Pai, como pode ser também o Filho? Se é o Filho também, então como pode ser um?

Apesar de ser aparentemente, essa lógica é na verdade insanidade. A insanidade consiste e acreditar que Deus é que o conceito de unidade em Deus é equivalente ao conceito de unidade projetado pela mente do homem. A insanidade consiste em implicitamente acreditar que Deus seja um homem e por isso o conceito de pessoa em Deus é equivalente ao conceito de pessoa no homem. A raiz da insanidade é fruto da mente depravada do homem, em sua rebelião contra o Criador.

Essa insanidade se manifesta de diversas maneiras. Em alguns, consiste em criar mandamentos alternativos. Exemplo: o direito de fazer pedidos a mortos, matar, roubar, fornicar, adorar sua "mãe", negar seus atributos, etc. Quando a insanidade se alastra, o homem começa a redefinir Deus, como é o caso dos pagãos, ou identificá-lo como sendo uno de forma equivalente ao homem.

Deus é o que ele diz que é e não o que a mente humana quer restringir que ele seja para que caiba dentro de nossa depravação travestida de lógica.

Tanto a unidade em Deus quanto a pluralidade de Hypostasis no Deus único é revelado tanto no Antigo quanto no Novo Testamento desde o livro de Gênesis apesar de todo chororo dos judeus modernos.

Apesar do chororo, eles deixam passar a seguinte confissão no renomado Jewish Encyclopedia:

"In the earlier Biblical writings the term "Malak YHWH" (messenger of the Lord) occurs chiefly in the singular, and signifies a special self-manifestation of God (see Gen. xxxi. 11-13, where the angel of God says, "I am the God of Beth-el"; Ex. iii. 2-6, where the angel of the Lord who appeared to Moses in the flame of fire says, "I am the God of thy father"; compare Gen. xxii. 11; Judges, vi. 11-22). At times the angel clearly distinguishes himself from the Lord who sends him (see Gen. xvi. 11, xxi. 17; Num. xxii. 31; Judges, xiii. 16). Though appearing in human form (see Gen. xviii. 2 et seq., xxxii. 25; compare Hosea, xii. 5), the angel of the Lord has no individuality".

Tradução:

"Nos escritos bíblicos mais antigos, o termo "Malak YHWH" (mensageiro do Senhor), ocorre principalmente no singular, e significa uma auto-manifestação de Deus (ver Gen. xxxi. 11-13, onde o anjo de Deus diz: "eu sou o Deus de Betel ";. Ex iii 2-6, onde o anjo do Senhor que apareceu a Moisés na chama do fogo diz." Eu sou o Deus de teu pai "; comparar Gen. xxii. 11;. juízes, vi 11-22). Às vezes o anjo claramente se distingue do Senhor, que o envia (ver Gn xvi 11, xxi 17;... Num xxii 31;. Juízes, xiii 16.). Apesar de aparecer em forma humana (cf. Gn 2 xviii et seq, xxxii 25;.... Compare Oséias, xii 5), o anjo do Senhor não tem individualidade."

Presta muita nessa "confissão" da Enciclopedia Judaica.

Apesar de reconhecer que há um só Deus, ela está explicitamente afirmando que:

- A expressão "Malak do Senhor" em muitos textos se refere ao próprio Deus.

- Ainda assim, ele é descrito como sendo distinto de Deus.

Mas isso os conduziria a reconhecer pelo menos algum tipo de bindade santíssima. Então pra evitar a bindade, eles se defendem logo em seguida:

"O anjo do Senhor não tem individualidade". Em seguida ainda diz no artigo que é "somente uma manifestação temporária de Deus".

Minha pergunta: Se não há qualquer tipo de individualidade, Por qual motivo "o anjo claramente se distingue do Senhor, que o envia" se não há qualquer distinção de pessoas??

A pergunta feita aos trinitarianos, eu refaço aqui aos unitarianos:

Afinal, se Deus é um só, isso não significa que ele não pode ser Deus e o Mensageiro do mesmo tempo? Se Deus é um e é aquele que envia o mensageiro, como pode ser também o Mensageiro que é enviado? Se é o Mensageiro também, então como pode ser um?

Mas o Antigo Testamento diz que apesar da distinção de pessoas, ainda assim são um só Deus. E isso é confessao até mesmo pelos judeus. É confessao até mesmo pelos judeus que a existência de uma distinção de pessoas não significa que deixa de ser um só Deus.

A questão é simples:

Não existem três deuses, mas somente um.

"Vós sois as minhas testemunhas, diz Javé... para que o saibais e me creiais e entendais que sou eu mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou e depois de mim nenhum haverá. Eu sou Javé e fora de mim não há Salvador". (Isaías 43.10-11)

É por isso que o primeiro mandamento do Décalogo diz:

"Não terás outros deuses diante de mim". (Êxodo 20.3)

Mas em todo Antigo Testamento, existem referências de distinção na pessoas em YHWH, ao mesmo tempo que aprendemos que há um único Deus.

Em Gênesis 16.7, uma figura conhecida por todo Antigo Testamento como "O Anjo do Senhor" conversa com Agar. A palavra "Anjo", no hebraico é "malak" e significa simplesmente "mensageiro". A palavra é usada na maioria das vezes para as criaturas celestiais que conhecemos no português como "anjos", mas o que veremos a seguir que o "O Mensageiro do Senhor", "o Anjo do Senhor" não é a tal criatura celestial que está submetida a Deus, mas é o próprio Deus Soberano, Jeová, na segunda pessoa da Santíssima Trindade, distinta em pessoa, mas não é Divindade.

"E o Anjo (malak) do SENHOR a achou junto a uma fonte de água no deserto, junto à fonte no caminho de Sur. E disse: Agar, serva de Sarai, de onde vens e para onde vais? E ela disse: Venho fugida da face de Sarai, minha senhora. Então, lhe disse o Anjo (malak) do SENHOR: Torna-te para tua senhora e humilha-te debaixo de suas mãos. Disse-lhe mais o Anjo (malak) do SENHOR: Multiplicarei sobremaneira a tua semente, que não será contada, por numerosa que será. Disse-lhe também o Anjo (malak) do SENHOR: Eis que concebeste, e terás um filho, e chamarás o seu nome Ismael, porquanto o SENHOR ouviu a tua aflição. E ele será homem bravo; e a sua mão será contra todos, e a mão de todos, contra ele; e habitará diante da face de todos os seus irmãos. E ela chamou o nome do SENHOR, que com ela falava: Tu és Deus da vista..."(Genesis 16:7-13)

Em Gênesis 20.2, Deus ordena que Abraão sacrifique Isaque: "E aconteceu, depois destas coisas, que provou Deus a Abraão e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi".(Genesis 22.1-2)

No momento do Holocausto, nós lemos:

"Mas o Anjo do SENHOR lhe bradou desde os céus e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. Então, disse: Não estendas a tua mão sobre o moço e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus e não ME negaste o teu filho, o teu único... Então, o Anjo do SENHOR bradou a Abraão pela segunda vez desde os céus e disse: Por mim mesmo, jurei, diz o SENHOR, porquanto fizeste esta ação e não me negaste o teu filho, o teu único, que deveras te abençoarei e grandissimamente multiplicarei a tua semente como as estrelas dos céus e como a areia que está na praia do mar; e a tua semente possuirá a porta dos seus inimigos".(Genesis 22.11-12,15-17)

No Êxodo, nós lemos:

"E apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto e veio ao monte de Deus, a Horebe. E apareceu-lhe o Anjo do SENHOR em uma chama de fogo, no meio de uma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia. E Moisés disse: Agora me virarei para lá e verei esta grande visão, porque a sarça se não queima. E, vendo o SENHOR que se virava para lá a ver, bradou Deus a ele do meio da sarça e disse: Moisés! Moisés! E ele disse: Eis-me aqui. E disse: Não te chegues para cá; tira os teus sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa. Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus".(Êxodo 3.1-6)

Veja que o Anjo do Senhor afirma ser o Deus de Abraão, Isaque e Jacó.

Veja que ao mesmo tempo em que o Mensageiro/Anjo/Malak do Senhor é reconhecido como sendo o próprio Deus, existe uma distinção de pessoas, pois ele é o Malak DO Senhor dando uma clara idéia de distinção de pessoas ao mesmo tempo que ele é reconhecido como sendo o Deus único. Há muitos textos desse tipo no Antigo Testamento.

Isaías faz uma referência direta a todas as pessoas três da Trindade em uma só sequência:

"As benignidades do SENHOR mencionarei e os muitos louvores do SENHOR, consoante tudo o que o SENHOR nos concedeu, e a grande bondade para com a casa de Israel, que usou com eles segundo as suas misericórdias e segundo a multidão das suas benignidades... Assim ele foi seu Salvador. Em toda a angústia deles foi ele angustiado, e o Anjo da sua presença os salvou; pelo seu amor e pela sua compaixão, ele os remiu, e os tomou, e os conduziu todos os dias da antiguidade. Mas eles foram rebeldes e contristaram o seu Espírito Santo..."(Isaías 63.7-10)

Lembrando que Isaías deixa claro: "Eu, eu sou o SENHOR, e fora de mim não há Salvador. Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR; eu sou Deus".(Isaías 43.11-12)

O Anjo do Senhor é chamado de Salvador pelo menos Isaías porque ele e o Senhor são um só Deus e um só Senhor.

No último livro do Antigo Testamento, nós lemos:

"....e, de repente, virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais, o Anjo do concerto, a quem vós desejais; eis que vem, diz o SENHOR dos Exércitos. Mas quem suportará o dia da sua vinda? E quem subsistirá, quando ele aparecer? Porque ele será como o fogo do ourives e como o sabão dos lavandeiros".(Malaquias 3.1-2)

A referência aí é a vinda Messias chegando no templo de Jerusalém.

Sobre sua Encarnação, Isaías escreveu:

"Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz".(Isaías 9.6)

Paulo resume bem o mistério da Encarnação:

"...Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!"(Filipenses 2.5-8)

Veja que ao mesmo tempo em que é atribuido Divindade a Jesus, há ainda uma distinção de pessoas dentro da Divindade da mesma forma que vimos no caso do Malak do Senhor.

É por isso que Tomé não hesitou em dizer ao reconhecer Jesus como o ressurreto:

"Depois, disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos; chega a tua mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente. Tomé respondeu e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu! Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram!"(João 20.27-29)

O primeiro mandamento é claro: "Não terás outros deuses diante de mim". Se Jesus não fosse Deus conforme Tomé o chama, Jesus estaria ensinando a idolatria quando reclama que Tomé não reconheceu isso antes e ainda chama de bem aventurado quem reconhece.

Mas Jesus não é um mestre de idolatria, pois ele é de fato o próprio Deus, manifesto ao mundo tanto no Antigo quanto no Novo Testamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concordam? Comentem...