Pesquisar este blog

sábado, 16 de julho de 2011

Jesus e os fariseus






Por Frank Brito


A chamada Torá oral (tradição oral), no farisaísmo tinha a mesma autoridade que a Tora escrita. Isso é testificado tanto pelo Novo Testamento quanto pela História.

Veja, por exemplo:

"Então chegaram a Jesus uns fariseus e escribas vindos de Jerusalém, e lhe perguntaram: Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos antigos? pois não lavam as mãos, quando comem. Ele, porém, respondendo, disse-lhes: E vós, por que transgredis o mandamento de Deus por causa da vossa tradição?" 
(Mat 15:1-3)



A "generalização" foi feita por Jesus:

"Pois eu vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus". (Mateus 5.20)

A Bíblia sistematicamente "generaliza" os escribas e fariseus como apostatas e inimigos de Deus. É só ler as palavras de Jesus Cristo em Mateus 23.



Até o dia de hoje, para os judeus o Talmud tem autoridade em pé de igualdade com o Antigo Testamento. A única exceção significante é o movimento chamado NETUREI KARTA que são anti-zionistas. O resto tem a Talmud (compilação da tradição otal) em pé de igualdade com o Antigo Testamento.


O que está equivocado é o conceito que a fidelidade dos fariseus era a Lei de Deus registrada nas Escrituras quando Jesus e a História deixa claro que a fidelidade deles era não só a Lei de Deus registrada nas Escrituras, mas também leis que não eram registradas lá, mas que eram inventadas com o passar do tempo.


Dizendo: Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus.
Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem; MT 23:1

O problema não era as leis, mas o pregar e não praticar as leis.

O problema não estava nas leis somente a medida que eles ensinavam Moisés e não em relação a tudo o que eles diziam. Eu já citei Mateus 15 aqui que isso claramente. Qualquer defesa de que os escribas e fariseus ensinavam somente a Lei de Deus puramente sem acrescentar suas tradições orais extra-escriturísticas é uma clara contradição as palavras de Jesus em Mateus 15.



Quem era fiel a Lei era Jesus e não os fariseus


"Se assentar na cadeira de Moisés" é uma referência ao fato de que na sinagoga a Escritura era lida diretamente.

Como diz:

"Mas eles, passando de Perge, chegaram a Antioquia da Psídia; e entrando na sinagoga, no dia de sábado, sentaram-se. Depois daleitura da lei e dos profetas, os chefes da sinagoga mandaram dizer-lhes: Irmãos, se tendes alguma palavra de exortação ao povo, falai".(Atos 13.14-15)"Porque Moisés, desde tempos antigos, tem em cada cidade homens que o preguem, e cada sábado é lido nas sinagogas".(Atos 15.21)



A renomada Jewish Encyclopedia (Enciclopedia Judaica) explica a visão judaica sobre a insuficiência da Leiescrita, mas que há necessidade dela ser complementada pela chamada "Lei Oral":

"Term used to denote the laws and statutes which, in addition to the Pentateuch, God gave to Moses. According to the rabbinical interpretation of Ex. xxxiv. 27, the words indicate that besides the written law——God gave orally to Moses other laws and maxims, as well as verbal explanations of the written law..."

Tradução:

"Termo utilizado para designar as leis e estatutos que, além do Pentateuco, Deus deu a Moisés. De acordo com a interpretação rabínica da Ex. xxxiv. 27, as palavras indicam que, além da lei escrita - Deus deu a Moisés por via oral, outras leis e máximas, bem como explicações verbais da lei escrita..."



Essa era a visão do farisaísmo criticada por Jesus Cristo em Mateus 15.

Também foi criticado por Paulo aqui:

"Este testemunho é verdadeiro. Portanto repreende-os severamente, para que sejam são na fé, não dando ouvidos a fábulas judaicas, nem a mandamentos de homens que se desviam da verdade". (Tit 1:13-14)

As "fábulas judaicas" e os "mandamentos de homens" tinham origem na fantasiosa "torah oral".

O erro foi repetido por católicos romanos que também acreditam numa "tradição oral".



"E Jesus lhes disse: Olhai, e acautelai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus. Pelo que eles arrazoavam entre si, dizendo: É porque não trouxemos pão. E Jesus, percebendo isso, disse: Por que arrazoais entre vós por não terdes pão, homens de pouca fé? Não compreendeis ainda, nem vos lembrais dos cinco pães para os cinco mil, e de quantos cestos levantastes? Nem dos sete pães para os quatro mil, e de quantas alcofas levantastes? Como não compreendeis que não nos falei a respeito de pães? Mas guardai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus. Então entenderam que não dissera que se guardassem, do fermento dos pães, mas da doutrina dos fariseus e dos saduceus". (Mateus 16.6-12)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concordam? Comentem...