Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Pedro é pedra fundamental da Igreja ?



A Igreja Católica apostólica romana (ICAR) considera o apóstolo Pedro como a pedra fundamental sobre a qual Cristo edificou a sua Igreja. Fundamenta-se em Mateus 16.19: "E Simão Pedro respondendo disse: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo. E Jesus respondendo, disse-lhe: Bem aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; e eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus".


Assim a ICAR entende que:
- Pedro é a rocha sobre a qual a igreja está edificada. (compare Actos 4.11)
- Pedro tem o poder de abrir a porta do reino dos céus.
- Pedro foi o primeiro bispo de Roma. (de 42-67) . A carta aos Romanos foi escrita em 58 e não o menciona! Paulo esteve em Roma de 61-67 e escreveu aos Efésios, Filipenses,Colossenses e Filemon e não menciona Pedro!
- A autoridade de Pedro foi confiada aos bispos e papas seus sucessores, vigários de Cristo na Terra
A INTERPRETAÇÃO ERRADA


Partindo deste raciocínio, o padre Miguel Maria Giambelli põe Mat.16.19 nos lábios de Jesus, da seguinte maneira: "Nesta minha Igreja, que é o reino dos céus aqui na terra, eu te darei também a plenitude dos poderes executivos, legislativos e judiciários, de tal maneira que qualquer coisa que tu decretares, eu a ratificarei lá no céu, porque tu agirás em meu nome e com a minha autoridade".


Nota:. o substantivo feminino "petra" designa do grego uma rocha grande e firme. O substantivo masculino "petros" é aplicado geralmente a pequenos blocos rochosos, móveis bem como a pedras pequenas, tais como a pedra de arremesso. Pedro é "petros" bloco rochoso e móvel e não "petra" = rocha grande e firme.


À luz das palavras do próprio apóstolo Pedro, Cristo é a "petra" = rocha grande e firme: "chegando-vos para ele, a pedra que vive, rejeitada, pelos homens mas para com Deus eleita e preciosa" (1 Pedro 2.4). Todos os crentes são "petros" = blocos rochosos e móveis. "vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo" (2 Pedro 2.5).


Tudo isto e a escritura em ICor.3.11 e Ef.2.20 (1.22 -5.23) expõem a nu a heresia católica romana.


ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DE PEDRO


-Pedro era financeiramente pobre (Atos 3.6).
- Pedro era casado (Mateus 8.14,15).
- Pedro foi um homem humilde, não aceitou ser adorado pelo centurião Cornélio (At 10.25,26).
- Pedro foi um homem repreensível (Gálatas 2,ll-14).
- Tiago, era o superintendente em Jerusalém (Actos 15, e não Pedro (Actos 15.7). Se Pedro tivesse sido papa, a ordem das "colunas", seria: Gal.2.9) "Cefas, Tiago e João", e não "Tiago, Cefas e João".


PEDRO ERA UM SIMPLES SERVO DE JESUS E NÃO COMO O PAPA É:


- O papa é administrador das grandes fortunas da igreja.
-O papa é celibatário, isto é, não se casa, não obstante ensinar que o casamento é um sacramento.
- O papa aceita a adoração dos homens.
- O papa considera-se infalível nas suas decisões e decretos.
O PAPA


Segundo o Concilio de Florença, o Pontífice de Roma é o sucessor de Pedro. Neste concilio ficou determinado que o Papa seria considerado:
1- O Príncipe dos apóstolos pois foi o principal pregador no Pentecostes ( At 2.14-2.37). e o primeiro a evangelizar os gentios (Cornélio)
2- O Verdadeiro Vigário de Cristo na terra
3- O Cabeça da Igreja
4 - O Pai e Mestre de todos os cristãos
5- Nele é outorgado todo o poder de nutrir, dirigir e governar a igreja universal.

No entanto as Sagradas Escrituras não abonam estes princípios:


- Pedro não era o príncipe dos apóstolos. Jesus falou directamente com ele sobre o poder (Mt16.18-19) e depois com todos (Mt 18.18). A igreja deu ordens directamente a Pedro em Atos 8.14.(Ele não era o principal!). No concilio de Jerusalém após Pedro falar Tiago deu o veredito . Actos 15.7-13.


- Em Gálatas 2.9 o Espírito Santo manda Paulo escrever que as colunas da Igreja eram Tiago, Cefas e João, não colocando na lista a Pedro em primeiro. Pedro foi na verdade o primeiro evangelista no que concerne aos gentios, mas por causa disso teve necessidade de explicar á Igreja em Jerusalém a sua atitude (Actos 11)e Jesus não o escolheu para apostolo dos gentios mas sim a Paulo (Actos 9.15 Gal.2.8). É interessante notar que a maioria das epistolas que contém a doutrina para a Igreja foram escritas por Paulo e não por Pedro(!)


- O Vigário de Cristo na terra é o Espírito Santo. João 14.16 e nós embaixadores de Cristo (2Cor. 5.20) e suas testemunhas (Luc. 24.48)
- O cabeça da Igreja é Jesus. Ef.1.20-23 e 5.23
- Pedro nunca aceitou adoração de algum homem
- Pedro não era exemplo de garantia para o ministério. Jesus precisou de repreende-lo e de o exortar várias vezes. João 21.11-17. Lucas 22.31-34. Marcos 14.27-31.


Samuel Pereira

2 comentários:

  1. Oi Vanessa!
    O texto de Mt 16:19 NÃO DIZ que Pedro é A PEDRA FUNDAMENTAL sobre a qual Cristo edificaria a sua Igreja . O texto é claro , e não é preciso de MALABARISMOS TEOLOGICOS para entende-lo: "Tu és Pedro e sobre esta rocha edificarei a minha Igreja "; não é possivel ir alem disso ! , o texto de mateus não fala de PEDRA FUNDAMENTAL ! ONDE ?
    ATOS 4:11 - infelizmente o TEXTO GREGO utiliza a palavra LITHOS para se referir a Jesus, pasme minha querida , lithos é a palavra grega para PEDRINHAS !. da mesma forma o texto de 1 Ped 2:4, usa a palavra grega lithos ( pedrinha ).
    Mt 8:14,15 -me responda uma coisa : ter sogra significa esta de fato casado ? onde estava a mulher de Pedro ? ela estava viva ?Pedro casou antes ou depois de conhecer Jesus ?.
    Atos 15- Se voçe se der ao trabalho de ler o contexto , vera que , Pedro faz um longo discurso ( 8 versiculos ), depois falam Barnabé e Paulo 0 e por ULTIMO fala Tiago. Tiago apenas complementa o que foi debatido por Pedro na reunião.
    Atos 8:14- A Igreja não deu ordens a Pedro , mas sim, escolheu o mais apto para a missão. Os assuntos mais importantes são sempre resolvidos pela autoridade maior da igreja.
    e por ultimo , uma frase que eu achei interessante; " Jesus não escolheu Pedro para apostolo dos gentios ". O que ? Por favor leia Atos 15:7, se ler . com certeza mudará de opinião.
    Vanessa , ao ler seu artigo sobre Pedro ,cheguei a conclusão de que voçe não é Cristã , mas no minimo é PAULINISTA., SEGUE A Paulo.
    Um abraço !

    Wilson Rodrigues -thevegetarianforever@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Interessante como as interpretações nos levam ao erro, ou a nos convencem do que gostaríamos que fosse dito. Digo isto porque estar claro e não necessita de interpretes ou qualquer outra coisa, pedro de fato é a pedra esta escrito:

    Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; e eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.

    Isso não precisa de doutores para ser interpretado basta ler, não busquem interpretações que saciem suas necessidades e sim leia e compreendam o que não pode mudar.

    ResponderExcluir

Concordam? Comentem...