Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

É lícito divorciar? A gravidade do adultério perante Deus...











"Não adulterarás". (Êxodo 20:14)



"Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo" (Êxodo 20:17)


"Porque os lábios da mulher estranha destilam favos de mel, e o seu paladar é mais suave do que o azeite. Mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois gumes. Os seus pés descem para a morte; os seus passos estão impregnados do inferno.(...) Longe dela seja o teu caminho, e não te chegues à porta da sua casa; (...)Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade. Como cerva amorosa, e gazela graciosa, os seus seios te saciem todo o tempo; e pelo seu amor sejas atraído perpetuamente. E porque, filho meu, te deixarias atrair por outra mulher, e te abraçarias ao peito de uma estranha? Eis que os caminhos do homem estão perante os olhos do SENHOR, e ele pesa todas as suas veredas. Quanto ao ímpio, as suas iniqüidades o prenderão, e com as cordas do seu pecado será detido.
Ele morrerá, porque desavisadamente andou, e pelo excesso da sua loucura se perderá.
(Provérbios 5)


* As conseqüências para quem comete tal pecado s
ão:

1) Fazem separaç
ão entre ti e Deus: 


"Ainda fazeis isto: cobris o altar do Senhor de lágrimas, de choros e de gemidos, porque ele não olha mais para a oferta, nem a aceitará com prazer da vossa mão. Todavia perguntais: Por que? Porque o Senhor tem sido testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, para com a qual procedeste deslealmente sendo ela a tua companheira e a mulher da tua aliança. E não fez ele somente um, ainda que lhe sobejava espírito? E por que somente um? Não é que buscava descendência piedosa? Portanto guardai-vos em vosso espírito, e que ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade. Pois eu detesto o divórcio, diz o Senhor Deus de Israel..." (Malaquias 2:13-16)

2)  Porque a pena para tal pecado, é a morte

"Também o homem que adulterar com a mulher de outro, havendo adulterado com a mulher do seu próximo,certamente morrerá o adúltero e a adúltera." (Levítico 20:10)

...Mas se
 Deus odeia o divórcio ,porque está permitido entre o povo de Deus?

"Jesus disse:  Moisés, por causa da dureza dos vossos corações, vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas ao princípio não foi assim." Mateus 19:8
...Quem será que tem coraç
ão duro? O traído que não pode perdoar? Ou o adúltero?

A resposta está na Palavra:

"Viste, porventura, o que fez a apóstata Israel, como se foi a todo monte alto, e debaixo de toda árvore frondosa, e ali andou prostituindo-se? E eu disse: Depois que ela tiver feito tudo isso, voltará para mim.... Sim viu que, por causa de tudo isso, por ter cometido adultério a pérfida Israel, a despedi, e lhe dei o seu libelo de divórcio..." (Jeremias 3:6-8)




Certamente o coração duro vem daquele que cometeu adultério... Não daquele que divorcia, pois Deus divorciou -se de sua antiga esposa e contraiu matrimônio com a sua nova esposa, a igreja...teria Deus coração duro?


A Confissão de fé de Westminster diz o seguinte: 


V. O adultério ou fornicação cometida depois de um contrato, sendo descoberto antes do casamento, dá à parte inocente justo motivo de dissolver o contrato; no caso de adultério depois do casamento, à parte inocente é lícito propor divórcio, e depois de obter o divórcio casar com outrem, como se a parte infiel fosse morta. 
Mat., 1: 18-20, e 5:31-32, e 19:9. 


Resumindo:


Aqueles que praticam tal ato, estão debaixo da ira de Deus sendo visto como "mortos" perante Deus, dando assim a liberdade para a parte inocente de se casar novamente já que a Palavra diz que somente a morte de um dos conjugues põe fim no casamento.


"A mulher casada está ligada pela lei todo o tempo que o seu marido vive; mas, se falecer o seu marido fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor. "
1 Coríntios 7:39 


    Sendo que o adúltero, estando sob a ira de Deus e sob sua pena de morte, perante Deus a parte inocente é considerada "viúva" .
   Não somente o adultério em si é motivo para divórcio, e sim a palavra utilizada por Jesus quando deu a cláusula, é a palavra "PORNÉIA" que significa IMORALIDADE SEXUAL, isso inclui homossexualismo, zoofilia, adultério...
   Todos os motivos acima são base para divórcio... E também são passíveis de pena de morte.


"Também foi dito: Quem repudiar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio. Eu, porém, vos digo que todo aquele que repudia sua mulher, a não ser por causa de infidelidade/imoralidade sexual (PORNÉIA), a faz adúltera; e quem casar com a repudiada, comete adultério". (Mateus 5:31-32) 


Se o motivo do divórcio nao for imoralidade sexual, faz do companheiro adúltero, agora se o motivo for imoralidade sexual, nao o faz adúltero, pois ele JÁ É UM ADÚLTERO.


"Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará." (Hebreus 13:4)


Quantos casamentos já viram destruídos por adultério... Ou simplesmente por uma das partes afirmarem "não amar mais o parceiro" isso ocorre porque eles definem o amor como eles estão acostumados assistir em filmes e novelas, mas não é esse amor que Deus ensina em sua Palavra...geralmente a frase "não amo mais meu marido/esposa" esta inteiramente ligada a cobiça ou já adultério sendo praticado. #FATO#


Vejamos:


Amar não é sentimento não é emoção! O que Jesus fez por nós? Sentimento? Emoção? Não
Ele agiu! AMAR É UM VERBO QUE EXPRESSA AÇÃO! 


"Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela (Efésios 5:25)


 O AMOR DE JESUS É EMOÇÃO OU AÇÃO? Ele agiu, se entregou pela igreja, e manda os maridos fazerem o mesmo, agir, amar... Amar é atitude, não palavras, nem sentimentos, nem emoções. E mais:


Se fosse sentimento, emoção como dizem muitos a palavra não iria dizer:


 "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Jeremias 17:9 


 Quando Jesus citou a parábola do Bom Samaritano, para explicar o que seria amar ao próximo, será que Ele quis dizer para termos um sentimento pelo homem que foi roubado e espancado? Ou Ele se referiu a agir com amor, ajudando cuidando? Vamos ás passagens:


"Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.
E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás.
Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo?
E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.
E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.
E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo.
Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;
E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;
E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar.

Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?
E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira. 

Lucas 10:27-37

"Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração." Mateus 6:21


"Aquilo em que você colocar seu tempo, energia e dinheiro, será mais importante para você. É difícil se importar com algo em que você não está investindo." (Desafio de amar - Stefhen Alex)


 QUANTAS MULHERES JÁ VI DIZEREM "não amo mais meu marido" não ama claro não dedica seu tempo, seu dinheiro, quando você investe no relacionamento, ele passa ser seu tesouro, e seu coração estará ali... Elas pensam que amar é a emoção que elas sentiam na adolescência, daí trocam de marido como trocam de roupa, porque enjoou daquele, elas não entendem que a emoção novamente vai passar, e ela terá que trocar novamente, e assim, não terá fim... PRATIQUE O AMOR, o amor ensinado por Deus e não por filmes de Hollywood... No começo havia "emoção" porque havia investimento, (troca de presentes, carinhos, romantismo) 


A mudança começa por você, jogue o orgulho de lado, e ore a Deus pela restauração do seu relacionalmente, tome atitude, não deixe satanás roubar de você algo tão precioso que Deus estabeleceu desde o princípio...


"E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.
E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.
Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma só carne. "Gênesis 2:22-24


O apóstolo Paulo, pelo Espírito Santo também afirma: 


Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel. Timóteo 5:8


Aquele que negligencia sua esposa/família, está sob ira divina, sendo considerado pior que o ímpio/infiel... Porquê? Por que tem muitos ímpios que tratam melhor sua família do que VOCÊ! Você afirma amar sua família e nega pelas suas atitudes, da mesma forma você age com Deus. 


"Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra. (Tito 1:16)


Sendo a Palavra de Deus tendo como mandamento, cuidar da família, aqueles que negligenciam estão em desobediência, considerado pior que um infiel, e sabemos qual é o destino dos infiéis...


"E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?" 2 Coríntios 6:1


Virá o senhor daquele servo no dia em que o não espera, e numa hora que ele não sabe, e separá-lo-á, e lhe dará a sua parte com os infiéis. Lucas 12:46


Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.1 Coríntios 6:1




A perspectiva bíblica sobre o amor (retirado do site aqui)
“Mestre, qual é o grande mandamento na Lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas”.(Mateus 22.36-40)
Muitos acreditam que estes dois mandamentos foram inaugurados por Jesus. Mas isso não é verdade. Jesus foi interrogado sobre o grande mandamento na Lei. E ele respondeu citanda a Lei: “Ouve, ó Israel; o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te”. (Dt 6.4-7) “Não odiarás a teu irmão no teu coração; não deixarás de repreender o teu próximo, e não levarás sobre ti pecado por causa dele. Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor”. (Lv 19.17-18) Jesus ensinou que toda a Lei e os Profetas são logicamente dependentes destes dois mandamentos. Isso significa que nenhum mandamento da Lei pode jamais ser entendido como contrário ao amor. Isso significa que todos os mandamentos da Lei precisam ser entendidos como aplicações do amor. 

Diferentes pessoas definem o amor de diferentes maneiras. O que a Lei nos dá é a definição Divina do amor. A definição do amor não é estabelecida pelo homem. O amor não é qualquer sentimentalismo humano baseado em sua mera preferência pessoal. O verdadeiro amor é definido unicamente pela Lei de Deus:

“A ninguém devais coisa alguma, senão o amor recíproco; pois quem ama ao próximo tem cumprido a Lei. Com efeito: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. O amor não faz mal ao próximo. De modo que o amor é o cumprimento da Lei”. (Rm 13.8-10)
Aqui o Apóstolo Paulo nos dá uma pista importância para compreender a estrutura da Lei. Jesus ensinou que “amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Lv 19.17-18) é o segundo mais importante mandamento e que os demais mandamentos que regem as relações humanas precisam ser entendidos como logicamente dependentes deste. O que o Apóstolo faz aqui é a aplicação deste principio para explicar a proibição do adultério, do assassinato, do roubo e da cobiça. O mandamento de amar o próximo é uma exigência ampla. E as proibições de adulterar, assassinar, roubar e cobiçar definem o que o amor ao próximo significa. Se amamos então não assassinamos, não roubamos, não adulteramos nem cobiçamos o que é seu. Não inclui somente estas coisas, é claro. Há outros mandamentos que definem a relação interpessoal. Mas o ponto é que o significado do amor ao próximo é definido pela totalidade dos mandamentos que tratam do relacionamento interpessoal. Pra entender o que o amor ao próximo significa, precisamos meditar sobre a natureza de cada mandamento a luz do maior. Isso não é verdadeiro somente para o mandamento de amar o próximo, mas também para a definição do que significa amar a Deus.

A importância disso não pode ser subestimada. A objetividade da Lei de Deus é a única coisa que pode impedir que o homem seja entregue ao engano da subjetividade, do sentimentalismo de seu próprio coração. Um casal homossexual, por exemplo, poderá argumentar que eles têm o direito se casar porque eles se amam. E um adúltero poderá argumentar que ele trai sua esposa porque ele ama sua amante. Sem a objetividade da Lei de Deus, qualquer um define amor como bem entende.

É natural que todo cristão e toda igreja de alguma maneira fale da necessidade de santificação. Mas simplesmente mencionar a palavra santificação é fácil. Dizer que é preciso obedecer a Deus também é fácil. Até os escribas e fariseus falavam nisso. O grande teste é esse: Qual é o padrão usado pra definir o que é pecado e o que não é? Santificação significa viver em obediência a Deus. Mas qual é o padrão usado pra definir o que é justo e injusto, o que é pecado e o que é virtude? “Pois eu vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus”. (Mt 5.20) Sem a objetividade da Lei de Deus, somos entregues as tradições humanas, ao sentimentalismo, ao misticismo e a tudo o que o coração corrompido do homem for capaz de inventar. Faça o teste na sua Igreja: você ouve explicações detalhadas sobre o significado e aplicação da Lei de Deus com a mesma frequência que ouve falar em santidade e obediência? E não basta falar de amor. Qualquer bêbado ou feiticeiro é capaz de falar em amor. Com que frequência você ouve o significado do amor sendo definido com objetividade pelos mandamentos de Deus? Se não ouve, há grandes riscos que sejam meros mandamentos humanos, mas não obediência a Deus.