Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Resposta Cristã à afirmação Islâmica de que Maomé foi profetizado na Bíblia

O islamismo e o cristianismo são as duas religiões de maior porte no mundo atual. Ambas são as que mais se dedicam a missões. Suas crenças são semelhantes em muitos aspectos. São monoteístas, foram fundados por indivíduos específicos em contextos definidos e historicamente verificáveis, são universais, crêem na existência de anjos, no céu e no inferno, numa ressurreição futura e que Deus se manifesta ao homem por meio de uma revelação (ver matéria: Islamismo – desafio à fé cristã – Defesa da Fé no. 08 – p. 10-23).

Todavia, existem também diferenças óbvias entre elas, particularmente em relação à pessoa de Jesus, o caminho da salvação e a escritura ou escrituras de fé. Estas diferenças abrangem as doutrinas mais fundamentais de cada religião. Portanto, mesmo que ambos possam ser igualmente falsos, o islamismo e o cristianismo não podem ser verdadeiros ao mesmo tempo.

Toda religião que se iniciou depois do cristianismo tenta mostrar que é compatível com a Bíblia, esforçando-se para demonstrar que a Bíblia se refere a seu fundador ou fé(1). Assim sendo, não é surpresa descobrir que os muçulmanos também afirmem que seu fundador foi profetizado no Antigo e Novo Testamentos. Embora o islamismo não seja o único a afirmar ser validado pela Bíblia, suas afirmações poderiam ser consideradas verdadeiras? Nosso objetivo é examinar as declarações islâmicas para ver se cada uma delas são confiáveis. A razão deve ser evidente por si mesma: é muito fácil fazer declarações a respeito de si mesmo, prová-las, porém, torna-se mais difícil.

ANALISANDO OS VERSÍCULOS

Há alguns versículos secundários e menos específicos que os muçulmanos declaram ser profecias relacionadas a Maomé. Entretanto, os versículos que a maioria dos muçulmanos citam como os mais explicativos são Deuteronômio 18.15-18 e João 14.16; 15.26 e 16.7.

Em Deuteronômio 18: 15-18 lemos: O Senhor, teu Deus, te despertará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis; conforme tudo o que pediste ao Senhor, teu Deus, em Horebe, no dia da congregação, dizendo: Não ouvirei mais a voz do Senhor, meu Deus, nem mais verei este grande fogo, para que não morra. Então, o Senhor me disse: Bem falaram naquilo que disseram. Eis que lhes suscitarei um profeta no meio seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar.

Estes versículos são tidos universalmente pelos muçulmanos como uma profecia relativa a Maomé(2). Há várias razões porque acreditam que essa passagem não pode ser uma referência a Jesus. Primeira, o Profeta Prometido deveria ser um Profeta Legislador . Jesus não apresentou nenhuma declaração referente a uma nova lei. Segunda, o Profeta Prometido seria suscitado não dentre Israel, mas dentre seus irmãos e Jesus era um israelita. Terceira, a profecia diz: ... porei as minhas palavras na sua boca...Os evangelhos não consistem nas palavras que Deus pôs na boca de Jesus, eles apenas nos contam a história de Jesus, o que ele disse em alguns de seus discursos públicos e o que os seus discípulos disseram ou fizeram em ocasiões diferentes. Quarta, o Prometido deveria ser um profeta. O ponto de vista cristão é que Jesus não era um profeta, mas o filho de Deus(3). Nesse sentido o muçulmano salientará semelhanças entre Maomé e Moisés. Cada um deles surgiu dentre idólatras. Ambos são legisladores. Inicialmente foram rejeitados pelo seu povo e tiveram de se exilar. Retornaram posteriormente para liderar suas nações. Ambos casaram e tiveram filhos. Após a morte de cada um, os seus sucessores conquistaram a Palestina.

A conclusão muçulmana é que esta profecia foi cumprida somente por Maomé: se estas palavras não se aplicam a Maomé, elas ainda permanecem sem cumprimento(4).

Antes de prosseguir, analisaremos primeiramente estes pontos. A primeira objeção levantada contra esta profecia ter sido cumprida em Jesus foi a de que Jesus não foi um legislador. Os muçulmanos que afirmam isso demonstram apenas falta de compreensão do Novo Testamento. Vejamos o Evangelho de João 13.34 e a Epístola aos Gálatas 6.2: Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos ameis a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Levai as cargas uns dos outros e assim cumprireis a lei de Cristo.
A próxima objeção foi que irmãos deve se referir aos ismaelitas, não aos próprios israelitas. Este argumento pode ser refutado facilmente. Basta verificar como o termo irmãos é usado na Bíblia. Um exemplo irrefutável encontra-se no próprio livro de Deuteronômio 17.15. Moisés instrui os israelitas: porás, certamente, sobre ti como rei aquele que escolher o Senhor, teu Deus, dentre teus irmãos porás rei sobre ti; não poderás pôr homem estranho sobre ti, que não seja de teus irmãos. Ora, alguma vez Israel estabeleceu algum estrangeiro como rei? É claro que não! Escolher um rei dentre teus irmãos refere-se a escolher alguém de uma das doze tribos de Israel. Da mesma forma, o Profeta Prometido de quem se fala no livro de Deuteronômio 18 deveria ser um israelita.

Outra objeção à passagem de Deuteronômio 18.15-18 é que supostamente os evangelhos não consistem nas palavras que Deus deu a Jesus, dado extremamente importante à luz do versículo 18. Entretanto, dizer que Jesus não fala o que Deus Pai lhe orienta, revela, novamente, falta de conhecimento do Novo Testamento: Porque eu não tenho falado de mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, ele me deu mandamento sobre o que hei de dizer e sobre o que hei de falar. E sei que o seu mandamento é a vida eterna. Portanto, o que eu falo, falo-o como o Pai mo tem dito (Jo 12.49-50)(5).

Percebemos, outra vez, que os muçulmanos têm pouca familiaridade com o Novo Testamento. O próprio Jesus, profetizando sua morte iminente, disse que deveria continuar sua jornada até Jerusalém: Importa, porém, caminhar hoje, amanhã e no dia seguinte para que não suceda que morra um profeta fora de Jerusalém (Lc 13.33)(6).

O muçulmano salientará que as muitas semelhanças entre Moisés e Maomé ainda não foram explicadas. É verdade que existem muitas analogias, mas também muitas diferenças. Por exemplo, se Maomé era analfabeto como a maioria dos muçulmanos afirmam, então, ele não era como Moisés que foi instruído em toda a ciência dos egípcios... (At 7.22). Diz-se que Maomé recebeu suas revelações de um anjo. Moisés, porém, recebeu a Lei diretamente de Deus. Maomé não operou sinais ou milagres para corroborar o seu chamado. Moisés, entretanto, executou muitos sinais. Maomé era árabe, Moisés, israelita. Analisando os evangelhos, percebemos que Jesus era diferente de Moisés em alguns aspectos; em outros, muito parecido. Ambos eram israelitas, o que é muito importante à luz do que aprendemos acerca da expressão dentre teus irmãos. Ambos deixaram o Egito para ministrar a seu povo (Mt 2.15; Hb 11.27). Ambos renunciaram grandes riquezas, a fim de melhor se identificar com seu povo (Jo 6.15; 2 Co 8.9; Hb 11.24-26).

Dessa maneira, percebemos que tanto Jesus como Maomé tiveram semelhanças com Moisés. Em que sentido, então, este Profeta Prometido seria semelhante a Moisés? A resposta encontra-se em Deuteronômio 34.10-12, porquanto duas características peculiares de Moisés são mencionadas: E nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, a quem o Senhor conhecera face a face; nem semelhante em todos os sinais e maravilhas, que o Senhor o enviou para fazer na terra do Egito, a Faraó, e a todos os seus servos, e a toda a sua terra; e em toda a mão forte e em todo o espanto grande que operou Moisés aos olhos de todo Israel.

Esta é uma referência direta a Deuteronômio 18.15-18. Referindo-se à profecia anterior, uma característica de Moisés é mencionada aqui: o Senhor conhecia Moisés face a face(7). Maomé nunca teve esse tipo de relacionamento com Deus. Deus é tão transcendente no islamismo que, exceto no caso de Moisés, nunca falou diretamente com o homem. Jesus, o verbo feito carne (Jo 1.14), é o único que teve relacionamento com Deus, assim como Moisés. De fato, o relacionamento de Jesus ultrapassa em muito o de Moisés: No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus (Jo 1.1).

Pouco precisamos falar sobre a segunda característica de Moisés. Os muitos milagres que tanto Jesus como Moisés operaram são bem conhecidos. O próprio Alcorão testifica que Maomé não operou milagres(8), mas que Jesus operou milagres (9).

Finalmente, o próprio Jesus nos diz quem é o Profeta Prometido de Deuteronômio 18.15-18: Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim, porque de mim escreveu ele (Jo 5.46)(10).

EVANGELHO DE JOÃO 14.16; 15.26; 16.7

Os muçulmanos afirmam que os versículos referentes ao Consolador vindouro (Parácletos no original grego) são, na verdade, alusões à vinda de Maomé. A razão para tal afirmação está contida no Alcorão, o qual diz que seria enviado um apóstolo depois de Jesus, cujo nome será Ahmad (Alcorão 61.6). Yusuf Ali faz o seguinte comentário sobre este versículo: Ahmad ou Muhammad o Louvado é quase uma tradução da palavra grega Periclytos. No atual evangelho de João, XVI. 16 XV. 26 e XVI. 7, a palavra Confortador na versão inglesa é para a palavra grega Parácletos que significa Advogado, aquele chamado para ajudar um outro, um amigo, bondoso, mais que Confortador. Nossos doutores sustentam que Parácletos é uma leitura corrompida de Periclytos, e que no discurso original de Jesus havia uma profecia de nosso santo profeta Ahmad pelo nome(11). Esse é um dos motivos que leva os muçulmanos a acreditar que todas as nossas Bíblias foram corrompidas e que João realmente usou a palavra Periclytos nesses versículos, ao invés da palavra Parácletos.

Ao examinar a afirmação muçulmana de que o texto foi corrompido, a crítica textual deveria analisar criteriosamente a verdadeira evidência textual. Há mais de 24 mil manuscritos do Novo Testamento que datam antes de 350 d.C.(12). Não existe manuscrito algum que contenha essa citação e apareça a palavra periclytos. A palavra registrada todas as vezes é Parácletos. Não há evidência textual que possa apoiar a alegação de que o texto tenha sido corrompido. A posição muçulmana encontra ainda maiores dificuldades quando lemos cuidadosamente estes versículos para vermos o que Jesus estava dizendo. Poderíamos dizer muitas coisas a respeito de cada versículo. Limitaremos nosso exame às discrepâncias óbvias entre a posição islâmica e o que realmente está sendo dito: E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador(13), para que fique convosco para sempre (Jo 14.16). Jesus disse que o Pai vos dará outro Consolador. A quem Jesus estava se dirigindo nesses versículos? Aos árabes ou, mais especificamente, aos ismaelitas? É claro que não. Ele está falando aos crentes judeus. Por conseguinte, o Consolador deveria ser enviado inicialmente a eles, não podendo logicamente referir-se a Maomé. Além do mais, este versículo afirma que o Parácletos, o Consolador estaria convosco para sempre. Como pode, então, referir-se a Maomé? O profeta muçulmano morreu e foi enterrado há mais de 1.300 anos.

O evangelho de João diz: o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós (Jo 14.17). Aqui, o Espírito da verdade é um outro título ou sinônimo de Parácleto. Vemos, a partir deste versículo, que o Parácleto estaria em vós. Reconciliar esta declaração com a posição islâmica é impossível.

A declaração do Senhor Jesus no Evangelho de João 14.26 desmonta completamente a hipótese islâmica de que Maomé era verdadeiramente aquele profetizado nos versículos, pois eles se referem ao Consolador ou Parácleto: Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. Jesus disse que o Consolador é o Espírito Santo. Esta é a razão pela qual todos os apologistas muçulmanos não citam esse versículo .

O Consolador foi dado aos discípulos de Jesus. Maomé não foi seu discípulo. Jesus disse que os seus discípulos conheciam o Consolador: ...vós o conheceis (Jo 14.17) Eles não conheciam Maomé, que nasceu no século sexto depois de Cristo. Jesus disse que o Consolador seria enviado em nome de Jesus. Nenhum muçulmano crê que Maomé tenha sido enviado em nome de Jesus. Jesus disse que o Consolador não falaria de si mesmo (Jo 16.31). Em contrapartida, Maomé constantemente testifica de si mesmo no Alcorão(14). A Bíblia diz claramente que o Consolador iria glorificar a Jesus (Jo 16.14), e Maomé declara substituir Jesus, estando na condição de profeta superior.

O Senhor Jesus em Atos 1.4-5, ordenou a seus discípulos: ...que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes. Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias. Estes versículos poderiam honestamente ser aplicados a Maomé, que surgiu 570 anos depois, em Meca na Árabia? À luz do texto bíblico, a interpretação islâmica é impossível. O cumprimento das palavras do Senhor Jesus ocorreu dez dias depois, no dia de Pentecostes (Atos 2.1-4) e não seis séculos depois, a centenas de milhas de Jerusalém.

Concluímos, portanto, que não há base bíblica alguma para afirmar que o Profeta Prometido em Dt 18.15-18 e o Consolador em Jo 14.16; 15.26 e 16.7 sejam profecias relacionadas ao fundador do islamismo, mas, como a própria Bíblia Sagrada declara, o Profeta Prometido em Dt 18.15-18 é o Senhor Jesus (Jo 5.46) e o Consolador (Jo 14.16; 15.26 e 16.7) é a pessoa Bendita do Espírito Santo (Jo 14.26).
Notas

1 Por exemplo, Mani, no terceiro século, afirmou ser o Parácleto ou o Consolador de quem Jesus falou em Jo 14.16. Os Baha'is, que se originaram do próprio islamismo, acreditavam do mesmo modo que seu fundador Baha'u'llah fora predito na Bíblia. Os mórmons crêem que Ezequiel profetizou a vinda de uma de suas escrituras: O Livro de Mórmon.

2 Eles acreditam que o Alcorão refere-se a isso na surata 7.157.

3 Hazrat Mirza Bashir-Ud-Din Mahmud Ahmad, Introduction to the Study of the Holy Quran (London: The London mosque, 1949), pp 84-94. Também cf. Ulfat Aziz-Us-Samad, Islam and Christianity (Karachi, Pakistan: Begum Aisha Bauany Wakf, 1974), p. 96.

4 'Abdu 'L-Ahad Dauud, Muhammad in the Bible (Kuala Lumpur: Pustaka Antara, 1979).

5 também cf. Jo 7.16; 8.28

6 Também cf. Mt 13.57; 21.11; Lc 7.16; Jo 4.19; 6.14; 7.40; 9.17.

7 Ver. Ex. 33.11

8 Ver. Alcorão 1.59; 1.90-93; 6.37; 6.109.

9 Ver. Alcorão 5.110.

10 Ainda cf. Lc 24.27.

11 Abdullah Yusuf Ali, op. cit., p. 1540 (Também cf. p. 144).

12 A cópia mais antiga do Evangelho de João é o Papiro 75, datado entre 175-225 D.C. A palavra ali encontrada é Parácletos e não pariclytos, como querem os muçulmanos.

13 A palavra grega Parácletos pode ser traduzida por Confortador, Conselheiro, Advogado ou Ajudante.

14 Ver. Alcorão 33.40.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Lobos vestidos de ovelhas???


Por Dan Corner


Entre outras terríveis circunstâncias que caracterizam os perigosos dias no final desta era (II Tim 3:1-5) há enganação generalizada partindo de pessoas ímpias:



"Mas os homens maus e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados." (II Tim 3:13)



Quando uma pessoa é enganada, ela é levada por uma falsa aparência ou declaração. Tal pessoa pensa que as coisas são de uma forma quando na realidade são de outra. Este tipo de coisa se proliferará nos últimos dias, especialmente religiosamente.




Jesus ALERTOU os Cristãos Acerca da Enganação Religiosa!



A primeira coisa que Jesus mencionou quando Ele respondeu as perguntas de seus discípulos sobre os sinais de Sua vinda no final desta era foi para se prestar atenção aos enganadores religiosos:






Respondeu-lhes Jesus: "Acautelai-vos, que ninguém vos engane. Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; a muitos enganarão. " (Mat 24:4;5)



Falsos Profetas



O Senhor também mencionou que os falsos profetas serão bem sucedidos em seus enganos. Isto deveria deixar todos os cristão em prontidão, do ponto de vista espiritual, porque muitos serão enganados:


"Igualmente hão de surgir muitos falsos profetas, e enganarão a muitos;." (Mat 24:11)



Falsos Profetas e Falsos Cristos que Fazem Milagres



O Senhor Jesus continuou dando detalhes sobre como os falsos cristos e falsos profetas enganarão as pessoas:

"Porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos." (Mat 24:24)



"Porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão sinais e prodígios para enganar, se possível, até os escolhidos. " (Marcos 13:22)


Você percebeu que sinais e milagres podem ser realizados por enganadores? Ainda mais, eles parecem ter como designo enganar os eleitos, se isso fosse possível! Algumas pessoas pensam que isso não é possível, digo, que os eleitos sejam enganados, mas nós aprendemos a partir de outras passagens das escrituras que isso definitivamente é possível:



"E as suas palavras alastrarão como gangrena; entre os quais estão Himeneu e Fileto, que se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição é já passada, e assim pervertem a fé a alguns." (II Tim 2:17;18)

"Mas temo que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos entendimentos e se apartem da simplicidade e da pureza que há em Cristo. Porque, se alguém vem e vos prega outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, de boa mente o suportais! " (II Cor 11:3;4)



Paulo claramente acreditava que os eleitos poderiam ser enganados, pois ele mencionou dois falsos mestres pelo nome e declarou que a mensagem deles perverteu a fé de alguns cristãos. Ele também demonstrava preocupação pelos cristãos de Corinto, achando que eles poderiam ser enganados como Eva foi.



Enganadores podem também ter Fala Mansa e podem ser Gentis e Lisonjeiros



Há ainda outro tipo de enganador. Este tipo tem fala mansa exatamente como o pessoal da Televisão e Rádio, que se expressam tão bem:

"Porque os tais não servem a Cristo nosso Senhor, mas ao seu ventre; e com palavras suaves e lisonjas enganam os corações dos inocentes." (Rom 16:18)


Enganadores podem usar Argumentos Persuasivos



Falsos mestres podem apresentar argumentos que parecem plausíveis:



"Para que os seus corações sejam animados, estando unidos em amor, e enriquecidos da plenitude do entendimento para o pleno conhecimento do mistério de Deus-Cristo, no qual estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência. Digo isto, para que ninguém vos engane com palavras persuasivas." (Col 2:2-4)



Outro Tipo de Enganador



Ainda existe o seguinte tipo de enganador:



"Porque já muitos enganadores saíram pelo mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Tal é o enganador e o anticristo." (II John 1:7)

Testemunhas de Jeová são Enganadores


Certamente, uma das formas com a qual o diabo tem enganado muitos é através dos Testemunhas de Jeová. Além de suas muitas falsas previsões sobre o fim do mundo que as pessoas precisam estar cientes, ainda há outra mensagem. Observe a seguinte advertência:



"Respondeu então ele: Acautelai-vos; não sejais enganados; porque virão muitos em meu nome, dizendo: Sou eu; e: O tempo é chegado; não vades após eles." (Lucas 21:8)


O fundador das Testemunhas de Jeová, Charles Taze Russell, escreveu uma coleção de livros em seis volumes intitulada Studies in the Scriptures na qual suas distorções doutrinárias são apresentadas. Seu segundo volume desta coleção é intitulado The Time is at Hand (“O Tempo é Chegado”), as exatas palavras que Jesus disse que os enganadores declarariam! (Por favor, fique atento também a outros enganadores tais como Mórmons, Adventistas do Sétimo Dia, Muçulmanos e Católicos).


Um Alerta quanto a Volta de Jesus



Ora, quanto à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele, rogamos-vos, irmãos, que não vos movais facilmente do vosso modo de pensar, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola como enviada de nós, como se o dia do Senhor estivesse já perto. Ninguém de modo algum vos engane; porque isto não sucederá sem que venha primeiro a apostasia e seja revelado o homem do pecado, o filho da perdição, (II Tess 2:1-3)



Com todo o burburinho acerca do Arrebatamento* Pré-tribulacionista*, o qual alguns dizem que pode ocorrer a qualquer momento, Paulo nos forneceu detalhes para que não venhamos a nos enganar. Observe no texto acima que dois eventos que ele citou devem anteceder o arrebatamento da igreja.



Arrebatamento: é o ajuntamento da Igreja de Jesus nos ares para encontrá-Lo no fim dos tempos.



Pré-tribulacionista: é a doutrina que acredita que o arrebatamento ocorrerá antes da grande tribulação dos últimos tempos.



Os Milagres Satânicos Enganarão



Alguns acharão difícil de crer que o Anticristo e o Falso Profeta realizarão milagres, mas com certeza eles realizarão:



"A esse iníquo cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás com todo o poder e sinais e prodígios de mentira, e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para serem salvos." (II Tess 2:9;10)


"E, por meio dos sinais que lhe foi permitido fazer na presença da besta, enganava os que habitavam sobre a terra e lhes dizia que fizessem uma imagem à besta que recebera a ferida da espada e vivia. (Apo 13:14) E a besta foi presa, e com ela o falso profeta que fizera diante dela os sinais com que enganou os que receberam o sinal da besta e os que adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre." (Apo 19:20)


Na verdade, até demônios conseguem fazer milagres:



"Pois são espíritos de demônios, que operam sinais; os quais vão ao encontro dos reis de todo o mundo, para os congregar para a batalha do grande dia do Deus Todo-Poderoso." (Apo 16:14)



Doutrinas Demoníacas farão alguns Cristãos Decaírem



Demônios conseguem fazer diversas coisas, mas talvez a obra mais chocante de um demônio é forjar doutrinas e ensinamentos que prejudicarão alguns cristãos mesmo a ponto de chegarem a abandonar o Cristianismo:



"Mas o Espírito expressamente diz que em tempos posteriores alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios." (I Tim 4:1)


Nós Podemos nos Auto-Enganar!


Acredite ou não, é até possível se auto-enganar! Leia as passagens abaixo e veja como isso pode ocorrer:

"E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos." (Tiago 1:22)






"Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós." (I João 1:8)



"Se alguém cuida ser religioso e não refreia a sua língua, mas engana o seu coração, a sua religião é vã." (Tiago 1:26)



"Pois, se alguém pensa ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo." (Gal 6:3)



"Ninguém se engane a si mesmo; se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para se tornar sábio." (I Cor 3:18)



O Diabo tem estado Enganando desde o Jardim do Éden



A primeira vez que lemos sobre o diabo, é sobre o seu trabalho como enganador. (Ele foi bem sucedido em sua enganação com Eva quando ele primeiro ensinou Gen 3:4, o qual será discutido logo adiante):



"Mas temo que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos entendimentos e se apartem da simplicidade e da pureza que há em Cristo." (II Cor 11:3)



"E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão." (I Tim 2:14)



O Diabo é um ENGANADOR Muito Bem Sucedido



É impressionante que a mais notável característica com a qual o diabo é mencionado na passagem abaixo é por sua habilidade de enganar pessoas:


"Lançou-o no abismo, o qual fechou e selou sobre ele, para que não enganasse mais as nações até que os mil anos se completassem. Depois disto é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo." (Apo 20:3)



"E o Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados pelos séculos dos séculos." (Apo 20:10)

(Observe: o destino final do diabo será tormento sem fim, juntamente com todas as pessoas que morrerem em condição de não salvas! Isso reflete como a salvação é importante.)



O Pecado é Enganoso



Além de todos os vários métodos que o diabo tem para enganar as pessoas, nós temos que estar cientes que o pecado propriamente dito é enganoso.



"Porque o pecado, tomando ocasião, pelo mandamento me enganou, e por ele me matou." (Rom 7:11)

 
"Vede, irmãos, que nunca se ache em qualquer de vós um perverso coração de incredulidade, para se apartar do Deus vivo; antes exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; porque nos temos tornado participantes de Cristo, se é que guardamos firme até o fim a nossa confiança inicial." (Heb 3:12-14)



O pecado pode levar cristãos à morte espiritual e deve ser resistido até o sangue:



"Ainda não resististes até o sangue, combatendo contra o pecado." (Heb 12:4)


(Observe: Os cristãos estão em luta contra o pecado. O pecado ainda é questão primordial para os cristãos.)


Até mesmo o Coração de uma Pessoa pode ser Enganoso



Chocante, porém verdadeiro; nós não podemos sequer deixar nosso próprio coração nos levar, porque este também pode ser enganoso. Nós temos que exaltar as escrituras à posição de primazia quanto a avaliar o que é verdadeiro e falso, mesmo acima de nossos próprios sentimentos e pensamentos:



"Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?" (Jer 17:9)



Os Não Salvos estão Enganados!



Uma das melhores maneiras de se descrever uma pessoa não salva está no versículo abaixo:



"Porque também nós éramos outrora insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias paixões e deleites, vivendo em malícia e inveja odiosos e odiando-nos uns aos outros." (Titus 3:3)



Observe: Todos os não salvos estão enganados. É por essa razão que eles não vem a Jesus para obter salvação. (Somente uma pessoa enganada não viria ao Senhor Jesus para receber a salvação.)



As Consequências do Engano Original do Diabo acerca do Pecado



A mentira original do diabo é encontrada em Gen 3:4:


"Disse a serpente à mulher: ‘Certamente não morrereis.’ "



O diabo mentiu acerca do pecado acarretar morte espiritual. Esta é a mesma mensagem que hoje em dia é espalhada pelos vários mestres populares da doutrina da “segurança eterna” do crente (ou “perseverança dos santos”), assim como Charles Stanley, Chuck Swindoll, John Mac Arthur, Charles Ryrie, Dave Hunt, etc. Eles negam que o pecado na vida de um crente pode resultar em morte espiritual. A passagem a seguir do verdadeiro professor da graça, Paulo, declara o oposto quando aprendemos que o pecado pode impedir o cristão de herdar o reino de Deus e colher vida eterna.



"Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto não sejais participantes com eles." (Ef 5:5-7)



"Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus." (I Cor 6:9;10)

"Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque quem semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas quem semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. " (Gal 6:7-9)

Um tipo de engano comum por milhares de anos tem sido a eterna segurança. Em vez de crerem nas claras passagens que acabaram de ser citadas, alguns ainda preferem crer neste mito doutrinário. Observe também a clareza das passagens a seguir.



O Pecado Pode Resultar em Morte Espiritual



"Cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência; então a concupiscência, havendo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. Não vos enganeis, meus amados irmãos." (Tiago 1:14-16)



Outras passagens bíblicas que também comprovam o que está acima são:



"Porque se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis." (Rom 8:13)



"Quando o justo se apartar da sua justiça, praticando a iniqüidade, morrerá nela; e, quando o ímpio se converter da sua impiedade, e praticar a retidão e a justiça, por estas viverá." (Ezeq 33:18-19)


Não Seja um Mentiroso


A seriedade de ser um mentiroso assim como o diabo é, o qual é chamado de pai da mentira (Jo 8:44), está mostrado na passagem abaixo: e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte." (Apo 21:8)



"Mas, quanto aos medrosos,


Portanto, mentirosos irão para o lago de fogo. A passagem a seguir similarmente mostra que eles serão excluídos da Nova Jerusalém:



"E não entrará nela coisa alguma impura, nem o que pratica abominação ou mentira; mas somente os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro." (Apo 21:17)



COMO NÃO SER ENGANADO



Com todos esses enganos correndo soltos, é vitalmente importante não ser enganado. Por favor, observe as próximas duas passagens bíblicas:



"Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo." (I João 4:1)



"Mas ponde tudo à prova. Retende o que é bom." (I Tess 5:21)


Os cristãos não devem acreditar em qualquer coisa! Em vez disso, nós somos aconselhados a por tudo e todos à prova. Isso significa que qualquer visão, sonho, profecia, ensino, testemunho, experiência, sentimento, etc. deve ser comparado com a mensagem da Bíblia. Veja II Tim 3:16;17. Se tais mensagens não baterem com as da Bíblia, estas não podem ter sido produzidas pela mesma fonte, ou seja, Deus. Guarde o que for bom, conforme mencionado em I Tess 5:21, isso significa guardar o que for verdadeiro, assim como mostrado nas escrituras. Rejeite tudo o mais como veneno mortal.



Fonte: Evangelicaloutreach


quinta-feira, 13 de maio de 2010

Idolatria: O maior poder de Satanás contra nós...

Para entender melhor veja também examinando as mensagens dos céus, e dogmas da igreja católica.

Eu não estava querendo escrever hoje. Contudo, entrando na internet, deparei-me com uma reportagem que deixou-me muito enfurecido. Isso mesmo: ENFURECIDA!

Hoje eu quero tratar de um assunto que é bem complicado no "mundo" espiritual. Quero falar da IDOLATRIA.




Vi no site Terra uma reportagem a qual o título era "CE: Inaugurada a maior estátua de Fátima do mundo." Essa reportagem diz que a estátua tem 15 metros de altura, sendo a base contendo 1,5 metro e a figura representada, 13 metros. Esta estátua custou 144 mil reais dos cofres públicos. Diz também que, a grandiosidade da estátua comoveu milhares de pessoas que se espremiam para tentar tocar nos pés da imagem. Continua o texto dizendo que ambulantes aproveitaram a devoção a imagem para vender apetrechos religiosos e faturar 400 reais em 15 horas. Escapulários, santinhos e terços eram vendidos por 1 real, inicialmente.




Irmãos, estou com o dicionário Aurélio, 2a. edição revista e ampliada da editora Nova Fronteira, em mãos. Vou recorrer a ele em todo meu texto. Atenção nas palavras em destaque!

Procurando a palavra IDOLATRIA, encontra-se a seguinte definição: Culto prestado a ídolos. Amor ou paixão exagerados.
Reparem que eu destaquei a palavra CULTO.



Para que a idolatria possa ser feita em todo seu amplo sentido, é necessário o ÍDOLO e um IDÓLATRA, certo?



O que é um ÍDOLO? Encontrei no dicionário a seguinte definição: Estátua ou simples objeto cultuado como deus ou deusa. Objeto em que se julga habitar um espírito e por isso venerado.

O que é um IDÓLATRA? No mesmo dicionário, encontrei esta definição: Relativo à, ou que pratica a idolatria. Pessoa idólatra.

O que significa a palavra destacada CULTO? Definição: Adoração ou homenagem à divindade em qualquer de suas formas e em qualquer religião. Modo de exteriorizar o culto; ritual. Veneração, preito.

Qual é o significado da palavra destacada ESTÁTUA? Definição: Peça de escultura em três dimensões, que representa figura humana, divina ou animal.

O que significa a palavra VENERAÇÃO? Definição: Ato ou efeito de venerar. CULTO, ADORAÇÃO.

Bem, aqui estão as definições de palavras-chave do dicionário para confrontar com o que vou falar a seguir. Quem tiver alguma dúvida, é só retornar acima para os significados já citados.

Vamos ver o que a palavra de Deus diz sobre a idolatria.



Em  (Êxodo), cap. 20, vers. 4 - 6 trata-se EXATAMENTE do segundo mandamento de  Deus de Israel. Diz assim o texto da Palavra: "NÃO farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. NÃO as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou Senhor, teu Deus, Deus ciumento, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me odeiam e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam meus mandamentos."



Em  (Deuteronômio), cap. 4, vers. 15 - 19 diz assim: "Guardai, pois, com diligência as vossas almas, pois nenhuma figura vistes no dia em que Deus, em Horebe, falou convosco do meio do fogo; Para que não vos corrompais, e vos façais alguma imagem esculpida na forma de qualquer figura, semelhança de homem ou mulher; Figura de algum animal que haja na terra; figura de alguma ave alada que voa pelos céus; Figura de algum animal que se arrasta sobre a terra; figura de algum peixe que esteja nas águas debaixo da terra; Que não levantes os teus olhos aos céus e vejas o sol, e a lua, e as estrelas, todo o exército dos céus; e sejas impelido a que te inclines perante eles, e sirvas àqueles que o Senhor, teu Deus repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus."


Em  (Levítico), cap. 26, vers. 1, diz assim: "NÃO fareis para vós ídolos, nem vos levantareis imagem de escultura, nem estátua, nem poreis pedra figurada na vossa terra, para inclinar-vos a ela; porque eu sou Senhor, vosso Deus."



Ainda em  (Levítico), cap. 19, vers. 4, diz: "NÃO vos virareis para os ídolos nem vos fareis deuses de fundição. Eu sou Senhor, vosso Deus."



Esqueci de mencionar: Ainda em  (Deuteronômio) cap. 27, vers. 15 diz: "Maldito o homem que fizer imagem de escultura, ou de fundição, abominação ao Senhor, obra da mão do artífice, e a puser em um lugar escondido. E todo o povo, respondendo, dirá: Amém."



Primeiro livro do profeta Samuel, cap. 15, vers. 23 diz: "Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei."



Agora, vamos sair da Torah (que querendo ou não, é a Lei de Deus, sua mais sublime vontade, seus mandamentos e suas ordens) e dos profetas e vamos para os evangelhos, com a vinda de JESUS:

O apóstolo  (Paulo) é quem mais enfatiza o perigo da idolatria, após a vinda de Yeshua, o Messias. Vejamos as passagens:



"E, enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se comovia em si mesmo, vendo a cidade tão entregue à idolatria." Atos dos Apóstolos 17:16



"Portanto, meus amados, fugi da idolatria." 1 Coríntios 10:14



"Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria." Colossenses 3:5



O texto áureo sobre a condenação contido na Palavra de Deus no livro "Revelação" (Apocalipse) através do apóstolo  (João). Cap. 21, vers. 8 diz: "Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte."



Continuando com a Revelação dada a Joao; cap. 22 vers. 15 diz: "Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira."



A Igreja Católica Romana é a principal responsável pela IDOLATRIA cometida no mundo todo! O povo é completamente enganado pelas mentiras desta instituição! O católico sempre diz: "Nós não adoramos, nós veneramos! É que nem pegar a foto da sua mãe pra lembrar dela com muito respeito e admiração!"



Sendo, óbvio, que eu nunca me ajoelhei diante da foto da minha mãe pra pedir coisa alguma pra ela. Eu nunca me ajoelhei diante da foto da minha mãe e fiz petições espirituais que só se faz pra Deus!



Eu vou falar qual é a diferença entre ADORAR e VENERAR. Seguinte: Suponhamos que o Senhor tenha ordenado "Não jogarás pedras neste rio". A Igreja Romana teria feito uma Igreja próxima ao Rio onde os fiéis jogaríam pedras no rio em louvor a Deus. Viria uma pessoa não-católica e falaria pra católica: "Deus proíbe expressamente que jogue-se pedras neste rio!". A pessoa católica responderia: "Nós não estamos jogando pedras no rio, nós estamos ARREMESSANDO a pedra no rio, é diferente!"



Diferente COISA ALGUMA! É E-X-A-T-A-M-E-N-T-E a mesma coisa!



Veja o que acontecerá a Israel por causa da idolatria passada: "Também Senhor ferirá a Israel como se agita a cana nas águas; e arrancará a Israel desta boa terra que tinha dado a seus pais, e o espalhará para além do rio; porquanto fizeram os seus ídolos, provocando o SENHOR à ira." 1 Reis 14:15



Agora, imagina o que ocorrerá com Roma?! Não quero nem imaginar...



Deus fica IRADO de ver sua mais perfeita criação cometendo o que ele mais ODEIA! No segundo mandamento, Deus diz que é ciumento. Que ele amaldiçoará até terceira e quarta geração daqueles que o ODEIAM. Você que é católico, umbandista pode dizer: "Mas eu amo Deus!", mas não importa o que você sente por Deus. Se você se dobra diante de uma estátua, faz petições a ela, espera dela uma intercessão diante de Deus, você É um IDÓLATRA e Deus tem você como um ser que O ODEIA!



Veja se isso não é idêntico ao Brasil: "E serviram os ídolos, dos quais o Senhor lhes dissera: Não fareis estas coisas." 2 Reis 17:12



O Brasil é um país IDÓLATRA! Tem santo de tudo que é jeito, tem entidade de tudo que é forma, pra todos os gostos. Isso é ABOMINAÇÃO para Deus. Não estou inventando, você mesmo, caro leitor, leu o que eu coloquei aqui. Qualquer dúvida, pegue a bíblia na sua casa e confira o texto que eu estou dizendo!



Olha o Brasil sendo descrito pelo profeta Isaías: "Também a sua terra está cheia de ídolos; inclinam-se perante a obra das suas mãos, diante daquilo que fabricaram os seus dedos." Isaías 2:8



"E todos os ídolos desaparecerão totalmente." Isaías 2:18



"Quando clamares, livrem-te os ídolos que ajuntaste; mas o vento a todos levará, e um sopro os arrebatará; mas o que confia em mim possuirá a terra, e herdará o meu santo monte." Isaías 57:13



Livrem-se da idolatria enquanto há tempo!



Sabe o que você deve fazer com suas imagens? Livrar-se delas! Destruí-las!



"E todas as suas imagens de escultura serão despedaçadas, e todas as suas ofertas serão queimadas pelo fogo, e de todos os seus ídolos eu farei uma assolação; porque pela paga de prostituta os ajuntou, e para a paga de prostituta voltarão." Miquéias 1:7



"E destruirei do meio de ti as tuas imagens de escultura e as tuas estátuas; e tu não te inclinarás mais diante da obra das tuas mãos." Miquéias 5:13



Deus tem os idólatras como "confusos": "Confundidos sejam todos os que servem imagens de escultura, que se gloriam de ídolos; prostrai-vos diante dele todos os deuses." Salmos 97:7



Eu vi uma entrevista onde um ator, que vive usando camisetas com imagens de "santos" e com muito jeito de homossexual, disse: "O Brasil é um país de muita fé". O cara com camiseta do Jorge, do Oxossi, da Fátima...



Eu pergunto: Isso é fé?! No meu Deus é que não é, nem em sonho!

Tem feriado de Jorge, de Fátima, de Aparecida...pergunto, que Deus é esse que vocês seguem? O da Bíblia? Mas NÃO É MESMO!



Tenho um amigo que diz que outros adeptos de outras religiões serão salvos. Como?!?! Se a própria Palavra de Deus mostra que somente serão salvos aqueles que tem Jesus, o Messias como Senhor e que não sejam feiticeiros, nem covardes, nem fornicadores, nem abomináveis, nem mentirosos e nem IDÓLATRAS. Não são vocês que fazem o Deus que vocês querem. Deus deu suas normas para serem seguidas e termos uma vida plena e a salvação garantida! Se tem alguém aqui que tem que querer algo é somente Ele e mais nada e nem ninguém!!!!



Levanta prece a seres que não tem nada a ver com as sagradas escrituras? Faz "rezas" para seres ensinados por Igreja? Por seitas africanas? Faz trabalho de caridade por ordenança de espíritos? Amigo, você está LONGE, MUITO LONGE do verdadeiro Deus que é o Deus de Abraao.



Eu só gostaria de ver UMA passagem bíblia onde o Senhor, o Deus pai e seu filho Jesus, o Messias tenham dado autoridade a algum ser espiritual de ser mediador, intercessor de alguém. Provem-me! Porque tudo que eu falei aqui eu provei. E provo mais: Jesus, o Messias é o ÚNICO mediador entre Deus Pai e o homem.



"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." (1 Timóteo, cap 2, vers. 5)



Está vendo? Nem  (Maria), nem  (Paulo), nem (Pedro), nem  (João), nem santo nenhum, nem entidade nenhuma, nem papa, nem padre, nem pastor...somente JESUS, O MESSIAS que te salva, te liberta e te cura!



A idolatria trabalha com os sentimentos humanos. É sempre uma imagem, uma medalhinha, um santinho, alguma porcaria dessas dadas por entes queridos, por pessoas que significaram. E é exatamente aí que Satanás e seus demônios "fazem a festa". Fica difícil pra você se livrar dessa tralha porque seus sentimentos são envolvidos. Prestem atenção: TUDO que é CONTRA Deus, Satanás está por trás! Abominações como: Imagens, Homossexualismo, prostituição, oferendas a espíritos que pedem trabalhos. Tudo isso são DEMÔNIOS! O maior interesse do inimigo de Deus é que você "entre pelo cano" e você só não "entrará pelo cano" se fizer o que Deus manda e não o que homens dizem, pois homens são sujeitos a erros! MUITO CUIDADO!



Quanto mais o país estiver chafurdado na idolatria, piores serão as coisas! Olhem só como o Brasil está! Agora tem até tremor de terra e furacão! Saul diz que por trás de cada ídolo, há demônios. Fizeram essa imagem gigantesca, né? Esperem pra ver se não ocorrerá alguma imensa desgraça, DE NOVO! Daí, vão pedir ajuda pro Jorge, pra Aparecida, pro Expedito, pra Mãe de Santo, pra Exú, pra qualquer lixo desses...e Deus cada vez mais esquecido!



Obedeçam a Deus, sejam fiéis a Sua Palavra, tenham somente Jesus como Mediador e Salvador e vocês verão a vida de vocês mudarem! Quebrem suas imagens de ídolos que não tem nada a ver com Deus que Deus irá lhes abençoar...experiência própria!




Finalizo assim: "Assim que, quanto ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só. Porque, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores), todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus, o Messias, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele."



1 Coríntios cap. 8, vers. 4-6.


O que é uma SEITA OU HERESIA??? Conceito: Uma seita é qualquer grupo que se afasta do ensino da Palavra de Deus para divulgar suas próprias idéias religiosas, ou seja aquelas que acrescentam ao evangelho genuíno algo além da verdade.


Enatao veja isso : Os Escapulários — Outro Evangelho, Outro Modo de Obter a Salvação e a Vida Eterna??? Quem permitiu isso???
A doutrina católica romana ensina que uma pessoa pode escapar do "fogo eterno" se morrer com um escapulário (também chamado de bentinhos) em volta do pescoço! Esse plano de salvação alternativo é o "outro evangelho" sobre o qual o apóstolo Paulo advertiu. Sejam felizes e que a paz e a benção de o Senhor, nosso pai, através de seu filho Jesus, nosso Salvador esteja com todos vocês!
Antes de começarmos a examinar o ensino católico sobre os escapulários, vejamos as proibições bíblicas sobre os acréscimos às Escrituras e, especialmente a proibição à pregação de outro evangelho, diferente daquele que foi anunciado por Jesus Cristo e por seus apóstolos.


Não podemos fazer acréscimos às Escrituras
"Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido." [Mateus 5:18].


"Não acrescenteis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do SENHOR vosso Deus, que eu vos mando." [Deuteronômio 4:2].


"Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele. Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso." [Provérbios 30:5-6].


Você observou que Deus chama a pessoa que faz acréscimos à sua palavra de mentiroso? O mesmo se aplica àquele que remover algo da Palavra de Deus. Neste ponto, precisamos lembrar que quase todas as Tradições da Igreja Católica Romana são "acréscimos" às Escrituras! Assim, também são proibidas (e devem ser rejeitadas).




"Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; e, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro." [Apocalipse 22:18-19].


Essa advertência é do próprio Jesus Cristo e é muito severa. Ele parece estar dizendo que negará a entrada nos céus a qualquer pessoa que faça acréscimos ou remoções na sua palavra. No entanto, essa advertência é apenas uma repetição das anteriores.


Os Escapulários Oferecem um Modo Fácil e Barato de "Escapar do Fogo Eterno"
Vamos examinar agora o que a Igreja Católica ensina sobre os escapulários. O Novo Catecismo de São José de Baltimore define os escapulários assim: "Escapulário — dois pedaços quadrados de pano ligados por cordões que são colocados em torno do pescoço, um na frente e outro atrás; o uso do escapulário confere indulgências". [pág. 250].
Em seguida, na página 224, na seção intitulada "Os Sacramentais", a questão dos escapulários é discutida novamente. "Quais são os objetos bentos de devoção mais usados pelos católicos?" Resposta: Os objetos bentos de devoção mais usados pelos católicos são: água benta, velas, cinzas, palmas, crucifixos, medalhas, rosários, escapulários e as imagens de Nosso Senhor, da Virgem Bendita e dos santos".

Agora que sabemos o que é um escapulário, quais são os ensinos referentes ao seu uso? Adquirimos um escapulário em uma livraria católica no Santuário La Salette, em Attleboro, Massachusetts. Dentro do pacote havia um panfleto que descrevia a importância do escapulário. O título dizia:

"Atribua Grande Importância ao seu Escapulário — É uma Garantia da Salvação"

"Aquele que morrer vestindo seu escapulário não sofrerá o fogo eterno" — Promessa de Maria a São Simão Stock, 16/7/1251"

"Como você ama o escapulário de Maria, venere-o freqüentemente." [Ênfase no panfleto].
"O papa Bento XV conferiu uma indulgência parcial cada vez que o escapulário for beijado.  Ela colocou sua proteção no escapulário: Aquele que morrer usando o escapulário não sofrerá o fogo eterno.' Beato Cláudio de la Colombière" [Ênfase no original].


O Verdadeiro Evangelho Segundo Jesus Cristo e Seus Apóstolos.
Vamos revisar novamente o ensino básico apresentado pelo panfleto sobre o escapulário:


"Aquele que morrer vestindo o escapulário não sofrerá o fogo eterno." — Promessa de Maria a São Simão Stock, 16/7/1251"
Este não é o evangelho, as boas novas pregadas por Jesus Cristo e por seus apóstolos! Vamos examinar a verdadeira salvação da condenação eterna. O próprio Jesus Cristo a enunciou para nós, em João 3:16,18:
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus."
De acordo com essa passagem, e muitas outras no Novo Testamento, a salvação depende unicamente da fé em Jesus Cristo! Leia novamente as palavras de Jesus Cristo: "Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado; porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus."
Vamos revisar a última frase: "Quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus." Você vê aqui alguma menção sobre o uso do escapulário ou a confiar no escapulário, ou em confiar em Maria, para a salvação? Não, não vê!! Após ler todo o panfleto que promete o livramento do "fogo eterno" para quem morrer usando o escapulário, não pude deixar de observar que o nome de Jesus nem sequer é mencionado!! No entanto, de acordo com as próprias palavras de Jesus Cristo, a salvação depende unicamente de crer no seu nome! Leia novamente: "Quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.".


Deus é Ciumento e Não Aceita Dividir Sua Glória
Esse panfleto fala muito sobre a devoção à Maria e ao escapulário. Observe que no texto citado anteriormente, Jesus Cristo fala sobre a verdadeira devoção que devemos lhe dar. "Quem crê nele não é condenado.".
Além disso, precisamos observar neste ponto que Deus disse que é um Deus zeloso, que não compartilha sua glória com ninguém. Veja Êxodo 20:4-5, em que Deus proíbe a fabricação e a adoração às imagens de escultura. Veja também Êxodo 34:14, Deuteronômio 4:24; 5:9; 6:15; Josué 24:19-20.
Finalmente, observe o que Deus acha de dar sua glória a outrem:
"Eu sou o SENHOR, este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura." [Isaías 42:8; Deus referencia aqui as imagens de escultura].


"Por amor de mim, por amor de mim o farei; porque, como seria profanado o meu nome? E a minha glória não a darei a outrem." [Isaías 48:11].
Essa apresentação do escapulário como uma forma de escapar do fogo eterno constitui outro modo de ir aos céus, outro evangelho. Como mencionei anteriormente, em todo o panfleto não há sequer uma menção ao nome de Jesus Cristo. Isso é sério, pois somos salvos do fogo eterno somente pelo nome e pelo sacrifício de sangue de Jesus Cristo.


Além disso, esse "outro evangelho" desconsidera o sacrifício de Jesus Cristo na cruz. Na verdade, faz um grande desserviço ao sacrifício pelo qual somos libertos dos nossos pecados e salvos do fogo eterno. Não se engane sobre o tremendo fato que a vida, ministério e morte de Jesus Cristo na cruz custaram-lhe muito caro e não deve ser negligenciado por ensinos tolos como esse do escapulário! Na verdade, o ensino sobre o escapulário expõe Jesus Cristo e seu sacrifício na cruz a um contínuo vitupério, pois é como se dissesse a Jesus Cristo que seu sacrifício não foi suficiente para salvar os pecadores do fogo eterno; você está lhe dizendo que precisa "acrescentar" o ensino sobre o escapulário.


"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim." [João 14:6] Ninguém pode ir ao Pai que está nos céus senão por meio de Jesus Cristo!
Senhor Jesus Cristo exige que esse tipo de devoção seja dado a ele somente! [Leia João 3:16-18 novamente o número de vezes que for necessário até compreender essa verdade fundamental.]

A Igreja Católica Romana está mentindo para você e sua alma eterna está em jogo!!
 saiba mais clicando aqui sobre escapularios, etc..